Os polissacarídeos são polímeros com centenas a milhares monossacarídeos unidos por meio de ligações glicosídicas, conforme representado para a celulose e pectina na figura a seguir. Eles têm massa molecular alta e podem ser encontrados em todos os organismos vivos, desde bactérias e fungos, até vegetais superiores e animais. fig Fonte: Franco, Vanessa (2015). Sobre os polissacarídeos e a figura apresentada, analise as seguintes sentenças: I- A celulose é um polissacarídeo heterogêneo ou heteroglicano, pois é uma molécula composta por monômeros da mesma espécie. II- Os polissacarídeos homogêneos são resultantes da condensação de diferentes tipos de açúcares, como a pectina. III- A estrutura primária, o tipo e a sequência dos monossacarídeos presentes nela, o grau de polimerização e, consequentemente, a distribuição espacial das cadeias de monossacarídeos são fatores que determinam as características dos diferentes tipos de polissacarídeos. IV- O interesse terapêutico nos polissacarídeos está relacionado às diferentes ações desde o seu potencial de supressão do apetite, no caso dos alimentos ricos em fibras alimentares, até o retardamento do esvaziamento gástrico por fibras viscosas, como goma guar e pectinas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Soluções para a tarefa
Respondido por
35
As afirmativas III e IV estão correta.
A celulose é uma molécula de polissacarídeo homogênea, já que é formada unicamente por glicose, já a pectina é heterogênea, já que possui outros monossacarídeos ligados a si.
Os polissacarídeos geralmente são usados pelos seres vivos como uma estrutura, como a parede celular das plantas, ou como fonte de energia, como o glicogênio os animais.
Respondido por
3
Resposta:
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás