Os polissacarídeos são carboidratos complexos e correspondem a uma junção de inúmeras moléculas de glicose, como o glicogênio, amido, dextrina e celulose. Estas moléculas se diferem por meio das suas ligações químicas.
TIRAPEGUI, J. Nutrição, fundamentos e aspectos atuais. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2013.
Em relação ao metabolismo, armazenamento e absorção dos polissacarídeos, relacione as colunas a seguir.
1. Glicogênio
2. Amido
3. Dextrina
4. Celulose
( ) É um polissacarídeo que não é digerido pelo organismo e faz parte do grupo das fibras alimentares insolúveis.
( ) É o carboidrato utilizado pelos vegetais como reserva energética.
( ) Representa a principal reserva energética, nos humanos e nos animais, sendo que o seu armazenamento ocorre no fígado e nos tecidos musculares.
( ) É um polissacarídeo obtido por meio da hidrólise do amido, sendo bastante utilizado pela indústria alimentícia por ser mais doce e solúvel.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1, 2, 4, 3.
2, 3, 1, 4.
4, 2, 1, 3.
4, 2, 3, 1.
3, 1, 4, 2.
Soluções para a tarefa
Resposta:
( 4 ) É um polissacarídeo que não é digerido pelo organismo e faz parte do grupo das fibras alimentares insolúveis.
( 2 ) É o carboidrato utilizado pelos vegetais como reserva energética.
( 1 ) Representa a principal reserva energética, nos humanos e nos animais, sendo que o seu armazenamento ocorre no fígado e nos tecidos musculares.
( 3 ) É um polissacarídeo obtido por meio da hidrólise do amido, sendo bastante utilizado pela indústria alimentícia por ser mais doce e solúvel.
Resposta:
4, 2, 1, 3.
Explicação:
Os polissacarídeos apresentam potencial energético prolongado, além de realizarem a liberação gradativa de glicose na corrente sanguínea, evitando picos glicêmicos no nosso organismo. Dentro dessa classificação temos a celulose, um carboidrato que não possui função energética para nossas células, devido a impossibilidade de digestão no nosso trato digestório, mas que participa da formação do bolo fecal, além de acelerar o trânsito intestinal, reduzindo a reabsorção de água e eletrólitos do bolo fecal.