Português, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Os poetas parnasianos, na tentativa de se afastar do sentimentalismo dos Poetas românticos, buscaram um lirismo moderado, sem excessos. Nesse poema, Bilac segue à risca essa proposta do parnasianismo? O eu lírico demonstra total equilíbrio e suas emoções? Justifique sua resposta com elementos do texto

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
440

Olá,

Sabe-se que o distanciamento dos sentimentos é uma forte característica do movimento literário do Parnasianismo, sendo a figura de Olavo Bilac o mais renomado escritor da corrente. Entretanto, nesse poema não observamos a neutralidade emocional de Bilac, pelo contrário.

No poema mostrado Bilac não segue à risca essa proposta do parnasianismo, o que pode ser evidenciado nos trechos "sofre de amargo exílio, e tristemente", além de "cuja saudade ardente me consome" Ou seja, temos nesses trechos grande sentimentalismo..

Abraços!

Respondido por martinkoliveira
4

No poema apresentado, Olavo Bilac acaba por não seguir à risca a proposta do parnasianismo de demonstrar total equilíbrio em relação às emoções.

Isso pode ser percebido nos seguintes versos do texto:

  • "Sofre de amargo exílio, e tristemente"
  • "Cuja saudade ardente me consome"

O que foi o parnasianismo e quais suas características?

Podemos dizer que o parnasianismo foi um movimento literário que se fez presente no final do século XIX. Ele buscava se opor ao realismo e ao naturalismo, e tinha a característica de ter neutralidade emocional. No entanto, o texto apresentado se diferencia dos demais, pois há um grande sentimentalismo.

Veja mais sobre o parnasianismo:

https://brainly.com.br/tarefa/12753888

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes