Os Platelmintos e os Nematelmintos'
Soluções para a tarefa
Os Vermes que serão expostos a seguir, são distribuídos em três filos:
Platelmintos - Vermes de corpo achatado, em forma de fita;
Nematelmintos - Vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades;
Anelídeos - Vermes de corpo dividido em anéis.
PLATELMINTOS
Os Platyhelminthes ou platelmintos são conhecidos como vermes achatados, por conta de seu corpo achatado dorso-ventralmente. São protostomados triblásticos acelomados (não apresentam celoma).
O sistema digestivo é incompleto, apresentando apenas boca, e a digestão é extracelular e intracelular. A presença de protonefrídeos, que ajudam na osmorregulação, permitiram que estes animais conquistassem os ambientes de água doce. Neste processo, acabam também liberando excretas, com a ajuda das células flama. A respiração ocorre através da pele, sendo chamada de cutânea direta, e os processos de trocas gasosas e transporte de nutrientes ocorre por difusão.
Os platelmintos apresentam quatro ordens: a Turbellaria, com as planárias (que podem ser de ambientes terrestres úmidos ou marinhas e de água doce), os Trematoda, que são os parasitas causadores de muitas doenças como o esquistossomo, e a classe Cestoda, que apresenta as tênias.
Planárias são exemplos de platelmintos de vida livre.
Planárias são exemplos de platelmintos de vida livre.
Platelmintos - verminoses
Teníase e Cisticercose
A teníase tem como hospedeiro definitivo o homem, e pode ser causada pela Taenia solium (que tem o porco como hospedeiro intermediário) e Taenia saginata (que tem o gado como hospedeiro intermediário). A contaminação se dá pela ingestão de carnes mal cozidas contendo cisticercos, que são cistos formados principalmente na musculatura desses animais, após terem ingerido os ovos de tênia. No intestino humano, esses cisticercos se desenvolvem em tênias adultas, que crescem em proglotes (segmentos do corpo) e liberam novos ovos de maneira assexuada.
Quando há a ingestão de ovos de Taenia solium ocorre a cisticercose. Os ovos caem na corrente sanguínea e ao chegar em algum órgão (que pode ser músculo ou mesmo o cérebro), desenvolvem os cisticercos. Nesse caso, o homem faz o papel de hospedeiro intermediário, e não há desenvolvimento da T. solium a adulta, visto que o ciclo foi interrompido (não há a ingestão de carne humana contendo cisticercos por outro indivíduo).
NEMATELMINTOS
Os nematelmintos, Nemathelminthes, nematódeos ou nematoda são os vermes cilíndricos, com o corpo não segmentado em compartimentos. São protostomados triblásticos e possuem um celoma do tipo blastoceloma (ou pseudo celoma). Nestes animais, a cavidade celomática é revestida tanto pela mesoderme quanto pela endoderme (no celoma verdadeiro, é apenas pela mesoderme).
O sistema digestivo é completo, com boca e ânus, e digestão extracelular. A excreção ocorre por uma série de túbulos coletores formando canais em formato de H (ductos em H, chamadas de células renete). A circulação e a respiração (cutânea direta) ocorrem por difusão. O sistema nervoso é ganglionar formado por um anel nervoso e cordões que se estendem pelo corpo.
Evolutivamente temos divergências quanto à classificação. Podemos agrupar os nematódeos próximos aos artrópodes (hipótese ecdizozoa) ou distantes dos artrópodes (hipótese articulata). Apesar de diversos representantes de vida livre, os parasitas são maiores e mais bem conhecidos por conta de sua importância médica. A filariose é transmitida por picadas de mosquito, enquanto a oxiurose e a ascaridíase são transmitidas pela ingestão de alimentos contaminados. Já o amarelão é transmitido através da penetração da pele, já que este parasita vive no solo.