Biologia, perguntado por alelef, 8 meses atrás

Os planetas visíveis a olho nu no céu noturno orbitam o sol?

Soluções para a tarefa

Respondido por plhujygtfcd
6

Resposta:

Sim

Explicação:

Respondido por marimonica123456
0

Resposta:

"Nem tudo que reluz é ouro", diz o ditado. Quando se trata do céu noturno, a frase poderia ser "nem tudo que brilha é estrela". O astrônomo Luiz Guilherme Haun, da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que cinco planetas podem ser observados a olho nu.

São eles: Mercúro, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. "Não é necessário nenhum instrumento, telescópio ou mesmo binóculos para poder observá-los", comenta Luiz Guilherme. Porém, de acordo com o astrônomo, os planetas "caminham" de constelação em constelação do zodíaco. Por isso, dependendo do dia em que eles são observados, vão aparecer em uma posição ou em uma hora diferente.

Por ser o astro mais próximo - e com uma órbita menor - Mercúrio sempre estará mais próximo do Sol. Vênus, Júpiter e Saturno aparecem como se fossem estrelas muito brilhantes no céu. Já Marte tem a aparência de uma estrela avermelhada. O astrônomo explica que os outros planetas do Sistema Solar, como Netuno e Urano, estão distantes demais para serem observados a olho nu. Eles demandam telescópios profissionais. Já Plutão, que é considerado um planeta-anão desde 2006, só pode ser visto com supertelescópios.

Mas, como diferenciar um planeta de uma estrela? Luiz Guilherme explica que uma característica interessante dos planetas é que eles não piscam tanto quanto as estrelas. Isso ajuda a diferenciá-los. "Se você não conhece o céu, você pode fazer um curso de identificação ou procurar na internet sites que mostram o céu a cada dia", comenta o astrônomo. Hoje, tablets e smartphones também contam com aplicativos que mostram a posição de estrelas e planetas.

Explicação:

Perguntas interessantes