Filosofia, perguntado por Fabianabibiribeiros, 8 meses atrás

Os pioneiros do pensamento ocidental anteriores a Sócrates, de um modo geral, observavam a natureza. “À noite segue o dia. As estações do ano sucedem-se uma à outra. As plantas e os animais nascem, crescem e morrem. Diante desse espetáculo cotidiano da natureza, o homem manifesta sentimentos variados - medo, resignação, incompreensão e espanto. E são precisamente esses sentimentos que acabam por levá-lo à filosofia. O espanto inicial traduz-se em perguntas intrigantes: o que é essa natureza, que apresenta tantas variações? Ela possui uma ordem ou é um caos sem nexo? [História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 24 (com adaptações)]. A partir do assunto abordado no texto acima e considerando o pensamento de filósofos pré-socráticos, assinale a opção correta. *
1 ponto
Para Parmênides, o mundo era um eterno movimento, em um eterno fluir.
Pitágoras considerava tudo relativo na medida em que percebia o inter-relacionamento de todas as coisas.
Para Anaxímenes, tudo se origina na água e toda a natureza teria como único princípio esse elemento natural.
Para Heráclito, o mundo era um eterno fluir, como um rio em que seria impossível banhar-se duas vezes na mesma água.

Soluções para a tarefa

Respondido por brunolucca02
18

C - Para Heráclito, o mundo era um eterno fluir, como um rio em que seria impossível banhar-se duas vezes na mesma água.

espero ter ajudado !


Fabianabibiribeiros: muito obrigada!
brunolucca02: ee nada
Respondido por larissamagrani
0

Heráclito é um filósofo pré-socrático que diz que tudo é movimento e devir (C).

O que nos diz Heráclito?

  • Heráclito atribui ao fogo o elemento da natureza que origina tudo. Para ele, tudo é movimento, pois nada se encontra fixo no mundo.

  • Segundo o pré-socrático, tanto o homem como a natureza encontram-se em constante mutação e mudança. Assim, o mesmo objeto pode se modificar em segundos.

  • Sua famosa frase "Não se pode pisar duas vezes em um determinado rio, porque nem o homem e nem o rio são mais os mesmos" representa que nada é imutável ou absoluto.

Saiba mais sobre Heráclito em: brainly.com.br/tarefa/20558510

Anexos:
Perguntas interessantes