Os pincéis precisam ser higienizados com uma certa frequência de tempo, especialmente se os produtos utilizados neles forem cremosos como bases e corretivos que podem se acumular e juntar bactérias.
( ) A secagem deve ser sempre feita com secador de cabelo para adiantar o processo.
( ) Para lavar os pincéis pode-se usar sabão de coco ou shampoos neutros.
( ) Os pinceis devem ser armazenados em gavetas e armários fechados para não juntarem poeira.
( ) Os pinceis precisam ser higienizados a cada quinze dias, com água morna para que todo resíduo seja retirado das cerdas.
Assinale a sequência corretas de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as asserções abaixo:
Selecione uma alternativa:
a)
V, F, V, V
b)
F, V, F, F
c)
V, V, F, F
d)
F, F, V, F
e)
F, V, V, F
Soluções para a tarefa
Resposta:letra e F, V, V, F
Explicação:
Matéria da especialista da boticário Priscilla Pêgo.
Os pincéis são suscetíveis a acumular impurezas, podem assim se tornar o ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias e fungos. Os resíduos, além de afetarem o resultado e durabilidade da maquiagem após ser aplicada, podem causar reações na pele. Por isso, a limpeza regular dos acessórios é indispensável.
Deixar de molho no sabão ou lavar em água corrente, qual a melhor maneira? Nessa hora surgem diversas dúvidas e para isso a expert de maquiagem do Boticário, Priscilla Pêgo, dá algumas dicas de como cuidar com carinho das ferramentas de beleza.
Limpeza: Lavar pincéis não tem muito segredo. “Basta esfregar delicadamente as cerdas com detergente ou shampoo de bebê, que é mais neutro e suave, e enxaguar em água corrente. Mas, tenho um segredinho que posso compartilhar. Em vez de friccionar as cerdas nas mãos, utilizo o Tapetinho Limpa Pincéis no qual esfrego as cerdas delicadamente, fazendo movimentos circulares até formar espuma. Enxáguo cuidadosamente e, para remover o excesso de água, só aperto as cerdas e já coloco para secar”, aconselha Priscilla. Já para o caso das esponjas, é só mergulhá-la em um recipiente com água morna e sabão neutro. Depois, aperte a esponja na palma da mão, até sair o excesso de produto e água.
Secagem: Aqui tem um detalhe importante. Além de deixar as cerdas dos pincéis secarem naturalmente em local seco e arejado, Priscilla tem um conselho: “É preciso se atentar na secagem, que deve ser feita com as cerdas para baixo ou com os pincéis deitados sobre uma toalha para evitar que escorra água para o cabo, o que pode prejudicar o pincel”. Para as esponjas, não tem mistério, basta deixar secar na sombra.
Frequência: E como a rotina de higienização depende muito da utilização de cada pincel, Priscilla ainda explica a periodicidade das lavagens. “Quanto mais se usa, maior a frequência das lavagens. Por exemplo, quem utiliza pincel de base todos os dias, é recomendado lavar o pincel, pelo menos, a cada 15 dias. E, no caso das pessoas com acnes e cravos, toda semana. Agora, se você usa uma vez por semana, pode lavar pincéis uma vez por mês. Já as esponjas devem ser lavadas toda semana se o uso for diário”, completa.
Vale lembrar que, ao perceber que os pincéis já estão com as cerdas muito danificadas e as esponjas muito desgastadas, é hora de providenciar a substituição por novos acessórios, que vão garantir uma performance muito melhor na maquiagem e evitar prejuízos à saúde da pele.