Os pesquisadores alertam que os metais dos quais as panelas são feitas podem causar intoxicações, anemia, distúrbios gástricos e até expor os usuários a substâncias cancerígenas. Pesquisas mostram que o excesso de alumínio no corpo pode induzir a estados de demência, panelas deste metal devem ser utilizadas para cozimentos rápidos. O cobre em excesso pode originar leucemia e câncer do intestino, embora sua falta possa levar a doenças respiratórias, as panelas deste metal devem ser revestidas 2
com uma camada protetora de titânio. Até mesmo revestimentos de níquel ou de material antiaderente apresentam riscos para saúde. De um modo geral, as panelas de ferro fundido são as melhores para a saúde, pois liberam o nutriente na comida e ajudam a suprir as necessidades do organismo, mas não são boas para quem tem colesterol alto. As panelas de INOX são bastante seguras, porque o material não se oxida e não libera o metal na comida, dizem alguns pesquisadores.”
Dos metais de transição citados no texto, o que mais facilmente forma cátions é o:
a) alumínio;
b) cobre;
c) ferro;
d) níquel;
e) titânio
Justifique por favor
Soluções para a tarefa
Respondido por
236
Bom, na tabela periódica quanto mais para a direita e para cima vamos, menor a tendência de formar cátions pois maior é a eletronegatividade. Portanto dos metais citados, o mais suscetível a formar cátions seria o mais para a direita e para baixo da tabela, ou seja, o titânio (letra E)
OBS: O Alumínio (Al) não é um metal de transição e sim um metal representativo.
OBS: O Alumínio (Al) não é um metal de transição e sim um metal representativo.
Respondido por
11
Resposta:
letra e titânio
Explicação:
Perguntas interessantes