Os pequenos blocos A e B possuem massas, respectivamente, iguais a 3,0 kg e a 2,0 kg e estão, inicialmente, em repouso, apoiados sobre uma superfície horizontal.
⃗
Uma força horizontal e constante , de intensidade igual a 20 N, é então aplicada sobre o bloco A e o conjunto passa a se
mover para a direita. Sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre os blocos e a superfície vale 0,2 e considerando o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, a intensidade da força de contato trocada entre os blocos tem valor mais próximo de
Soluções para a tarefa
Resposta:
vou tentar te explicar como fazer, se estiver errada me fala ok? ^^
o que acontece nos corpos são ação de forças, e suas resultantes é que darão movimento a ele, então como fica nesse exercicio:
a força F exerce em A e A exerce uma força em B e B exerce uma força de reação em A(par de ação e reação), a força de atrito ela é sempre contraria ao movimento, sempre! então vamos escrever aqui:
F - Fat -Fba = m' . a : onde F é a força exercida, - Fat é a força de atrito( e ela é negativa porque está contraria a força F, e Fba que é reação também) m' é a massa de A e "a" é aceleração( tudo isso resulta da segunda lei de newton, Fres= m.a)
no bloco B fica assim, Fab = m'' . a ( aqui nós não consideramos o fat pois é o mesmo para ambos os corpos, como eles estão unidos é como se fosse um unico)
Vai ficar 2 equações:
F - Fat - Fba = m' .a
Fab= m'' . a Some as duas equação, Fab e Fba são iguais, pq são ação e reação, então se anularão.
F - Fat = (m'+m'') . a agora é só substituir
60 - (0,20 . 100) = (10 +10) . a
a = 40 / 20 => 2m/s^{2}2m/s
2
E no item b) é só substituir também, mas no corpo B o Fat age:
Fab - Fat = m''. a
Fab = m'' . a + Fat
Fab = 10.2 + 20
Fab = 40N
Resposta:
Solução:
Determinar a força de atrito do bloco A e B:
A intensidade da força de contato trocada entre os blocos tem valor mais próximo de: 4 N.
Alternativa correta é o item D.
Explicação: