Sociologia, perguntado por carlossinop96, 6 meses atrás

Os pensadores Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau desenvolveram análises importantes para a compreensão da sociedade e do surgimento do Estado, com base em certos conceitos, como contrato social, estado de natureza, estado de sociedade, entre outros, aos quais atribuíram definições específicas.

Com base nessa informação, analise as afirmativas a seguir:

I. O estado de natureza caracteriza-se, segundo Hobbes, pelo predomínio da força e da luta entre fracos e fortes.
II. Para Rousseau, no processo civilizador originou-se a natureza boa do homem por meio de leis que privilegiam as classes dominantes em detrimentos das mais fracas.
III. A propriedade é um direito civil para Hobbes e Rousseau, enquanto para Locke ela é um direito natural. Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a. II e III, apenas.
b. I, II e III.
c. I e II, apenas.
d. I e III, apenas.
e. II, apenas

Soluções para a tarefa

Respondido por brunofaalbuquerque
49

Resposta:

I e III

Explicação:

I. O estado de natureza caracteriza-se, segundo Hobbes, pelo predomínio da força e da luta entre fracos e fortes.  (CORRETA)

II. Para Rousseau, no processo civilizador originou-se a natureza boa do homem por meio de leis que privilegiam as classes dominantes em detrimentos das mais fracas.  (ERRADA)

III. A propriedade é um direito civil para Hobbes e Rousseau, enquanto para Locke ela é um direito natural.(CORRETA)

Respondido por Matheusieti
11

A segunda alternativa é falsa, já que o processo civilizador se originou da natureza boa do indivíduo. Logo, apenas I e III se apresentam como corretas.

Segundo o autor, o homem nasce bom, porém, a sociedade o corrompe, mais a frente ainda analisando esse pensamento, Rousseau discutia sobre como a liberdade seria preservada como natural do homem e ainda sim estar garantido seu bem estar em sociedade, seria possível, a partir do método que o autor pensou, intitulado de Contrato Social.

Por fim, outro erro que vemos na segunda alternativa  se apresenta no fato do Contrato Social ser necessário distinguir a questão da igualdade para todos e do comprometimento entre todos, ou seja, a vontade de viver do ser humano em uma sociedade de bem comum deveria ser coletiva.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/5429963

Anexos:
Perguntas interessantes