Os pensadores gregos são responsáveis por estabelecerem as bases para o pensamento ocidental. De acordo com o texto, Sócrates, Platão e Aristóteles se fundamentam, respectivamente: a. Na ética racionalista, na ética de ordem e justiça, na ética como uma filosofia prática. b. Na ética heterônoma, na ética naturalista, na ética racionalista. c. Na ética naturalista, na ética racionalista, na ética heterônoma. d. Na ética de ordem e justiça, na ética racionalista, na ética como filosofia prática. e. Na ética como filosofia prática, na ética naturalista, na ética de ordem e justiça.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Sócrates: O filósofo defendeu a ética racionalista, estabelecendo a necessidade do uso da razão na prática da virtude.
Platão: Os fundamentos da ética platônica indicam a ideia de ordem, e a justiça também tem um destaque na ética defendida por Platão.
Aristóteles: O filósofo é o criador da teoria de que a ética é uma filosofia prática, isto é, um saber tem por objetivo a ação (PEGORARO, 2006)
Sobre a ética abordada pelos pensadores gregos, Sócrates adotou a ética racionalista, Platão abordou a ética de ordem e de justiça e Aristóteles adotou a ética como filosofia prática (alternativa A).
Vamos entender melhor como os pensadores gregos entendiam a ética!
A ética para os pensadores gregos
Os filósofos gregos foram os primeiros a sistematizar o conceito de ética. Na Grécia Antiga, durante o século IV a.C., a ideia era associada à moral e a cidadania, pois a harmonia entre os cidadãos era necessária perante ao crescimento e a organização política das cidades-Estado.
- Sócrates defendeu a ética racionalista, pois, para ele, sendo o ser humano essencialmente razão, esta deveria fundamentar todas as normas e costumes morais.
- Platão fundamentou-se na ética deve estar voltada para o estabelecimento da ordem ou da justiça.
- Aristóteles estabeleceu a noção de que a ética é uma filosofia prática, um saber que tem por objetivo a ação, relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). Para o pensador grego, tudo tende para o bem e a felicidade é a finalidade da vida.
Veja mais sobre ética aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/53282670
#SPJ1