Os pensadores da Escola de Frankfurt, analisando as relações entre informação, consumo, entretenimento e política, ocasionada pela mídia, bem como seus efeitos nocivos na formação crítica de uma sociedade, desenvolveram estudos de orientação marxista, que ficaram conhecidos como Teoria Crítica. Nesses estudos, definiram a indústria cultural como um sistema político e econômico que tem por finalidade produzir bens de cultura: filmes, livros, música popular, programas de TV, em formato de mercadorias, sobre a égide do capital e como estratégia de controle social.
Nessa perspectiva, sobre os programas esportivos de TV, é correto o que se afirma em:
A)
Possuem função conservadora e alienante, contribuindo para a dominação das massas, dirigindo e cerceando a consciência das pessoas, e para a reprodução da cultura como mercadoria no processo capitalista.
B)
Respondem pelo acesso democrático ao esporte à milhões de pessoas, de forma democrática e imparcial.
C)
Fornecem importantes somas financeiras ao desenvolvimento do esporte, injetando recursos para a gestão dos clubes e demais entidades esportivas.
D)
Despertam a criatividade do telespectador, oferecendo leitura vasta e crítica da realidade esportiva.
E)
Geram uma informação midiática para o aprofundamento dos esportes, apresentando diferentes visões desta manifestação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A opção correta sobre programas esportivos de TV e Escola de Frankfurt é a letra A.
Na visão dos pensadores da Escola de Frankfurt, a indústria cultural é um sistema voltado para a produção de bens de cultura, como é o caso da televisão.
Os programas esportivos de TV são associados ao termo, pois ajudam a alienar os telespectadores, com uma visão parcial sobre determinada modalidade.
Portanto, influenciam o modo de pensar dos indivíduos a partir dos pontos apresentados, sem estabelecer uma criticidade.
Abraços!
Perguntas interessantes