Filosofia, perguntado por ramosbrunahouvyg2, 1 ano atrás

“Os pensadores cristãos nunca se cansaram de comparar Sócrates e Jesus: ambos foram condenados por seus ensinamentos, ambos compareceram aos tribunais e não se defenderam, ambos nada deixaram escritos, ambos criaram uma posteridade sem limites, e tudo quanto sabemos de ambos depende de fontes indiretas, escritas depois de estarem mortos.”
Chauí (2002) aponta a comparação feita entre Sócrates e Jesus. Entretanto, no que se refere à vida e aos conhecimentos, os dois eram bem diferentes. Jesus era considerado como encarnação da verdade ou o “verbo de Deus”. E, no que se refere a Sócrates, é correto dizer que:

Escolha uma:
a. Era um mestre que ensinava várias verdades por meio da oratória, sendo também chamado de sofista.
b. Não se julgava um sábio, porém demonstrava saber muito sobre todos os assuntos, inclusive sobre o evangelho, que também ensinava aos jovens, como Jesus.
c. Ensinava os jovens em vias públicas, colocando-os para repensar sobre conceitos pré-formulados, na tentativa de superar preconceitos e o senso comum. Partia de sua célebre frase: "Só sei que nada sei", para demonstrar que é preciso assumir a ignorância para se abrir às reflexões.
d. Acabou desrespeitando os deuses em função de considerar que sua verdade era maior.
e. Também profetizava sobre a verdade, corrompendo em muitos aspectos a juventude.

RESPOSTA:
c. Ensinava os jovens em vias públicas, colocando-os para repensar sobre conceitos pré-formulados, na tentativa de superar preconceitos e o senso comum. Partia de sua célebre frase: "Só sei que nada sei", para demonstrar que é preciso assumir a ignorância para se abrir às reflexões. Correto

Soluções para a tarefa

Respondido por TPedagogia
45

Ensinava os jovens em vias públicas, colocando-os para repensar sobre conceitos pré-formulados, na tentativa de superar preconceitos e o senso comum. Partia de sua célebre frase: "Só sei que nada sei", para demonstrar que é preciso assumir a ignorância para se abrir às reflexões.

Respondido por henriquec1001
23

 Ensinava os jovens em vias públicas, colocando-os para repensar sobre conceitos pré-formulados, na tentativa de superar preconceitos e o senso comum. Partia de sua célebre frase: "Só sei que nada sei", para demonstrar que é preciso assumir a ignorância para se abrir às reflexões. (Alternativa C)

Sócrates questionava as pessoas, para que que elas pudessem chegar aos conceitos das coisas por meio de assuntos que já tinha em sua mente.

Por isso, Sócrates  chegou a conclusão de que as pessoas já tinham o conhecimento necessário para se chegar a razão, apenas não sabiam que tinham, de forma a guardar esse conhecimento dentro de si.

Bons estudos!

Perguntas interessantes