Biologia, perguntado por amaes1nastepha, 1 ano atrás

os peixes de ordem ostariofisos, que incluem carpas, pacús e bagres, se caracterizam por possuírem uma característica especial de comunicação. Sua epiderme possui células que uma vez danificadas, por uma injúria direta, como o ataque de um predador, liberam uma substância na água que visa os demais peixes próximos, para ficarem em estado de alerta ou simplesmente fugirem.considerando a classificação de tipo de receptor envolvido neste fenômeno biológico, trata-se de uma:a) Mecanorrecepçãob) Quimiorrecepçãoc) Fotorrecepçãod) Temorrecepção.

Soluções para a tarefa

Respondido por abor09
0
Resposta: b) Quimiorrecepção
porque,

*******Receptor sensorial******

Num sistema sensorial, um receptor sensorial é a estrutura que reconhece um estímulo no ambienteinterno ou externo de um organismo.

Os receptores sensoriais localizam-se nos órgãos dos sentidos e são terminais nervosos com a capacidade de receber um determinado estímulo e transformá-lo em impulso nervoso. Esses receptores são classificados de acordo com a natureza do estímulo para os quais são sensíveis:

-Quimioceptores, sensíveis à presença ou concentração de determinadas substâncias, como os responsáveis pelo paladar e olfato.
-Fotoceptores, sensíveis à luz, como os cones e bastonetes dos olhos.
-Termoceptores, sensíveis às mudanças da temperatura.
-Mecanoceptores, responsáveis pelas sensações tácteis e auditivas.
Muitos ostariophysians têm a característica de uma substância de alarme que é parte de uma reacção de susto. 

Esta é uma feromona produzida em células epidérmicas clube, e é semelhante ou idêntico em todos os ostariophysians. 
Quando o peixe é ferido, o feromônio é liberada; outros peixes da mesma espécie ou de espécies semelhantes podem cheirar o feromônio, causando uma reação susto. No entanto, alguns peixes possuem a substância alarme sem a reação susto ou falta tanto a substância de alarme e a reacção susto à substância de alarme.






Perguntas interessantes