História, perguntado por Zeroman, 6 meses atrás

Os partidos políticos que existiam no Brasil no período regencial eram os liberais moderados, liberais exaltados e os restauradores que disputavam o poder político do país mas nos anos 1830 e 1840 esses partidos passaram por transformações e uma reorganização das suas forças políticas surgindo novos partidos explique essas transformações.

Soluções para a tarefa

Respondido por isabella8268ksjshsh
12

A saída de Dom Pedro I do governo imperial revelou as tensões e instabilidades que marcavam o processo de formação do Estado Brasileiro. Por outro lado, esse mesmo evento serviu para que os brasileiros ganhassem maior espaço na vida política brasileira daquela época. Até então, diversos portugueses ocupavam cargos públicos políticos de suma importância e determinavam dessa forma uma relativa exclusão de alguns agentes políticos nacionais que participaram do nosso processo de emancipação.

Nesse novo contexto, vemos a formação de partidos políticos que ofereciam diferentes projetos de condução da vida política nacional após a saída do imperador. Ao falarmos da existência desses partidos políticos, não devemos imaginar que estes se organizavam de modo formal, como vemos hoje. Geralmente, os partidários eram pessoas de classes sociais próximas entre si e que, em ocasiões diversas, se reuniam para debater as formas de organização da nação brasileira.

Explicação:

não teria escrevi do tudo isso pra nada né

Respondido por eduardospagnolo
1

Os partidos que existiam no Brasil no período regencial (Liberais Moderados, Exaltados e Restauradores) foram reorganizados e novos foram criados a partir do Ato Adicional de 1834.

Partidos Políticos no Período Regencial

Os antigos partidos do período regencial no Brasil foram reorganizados, dando origem a novos a partir do Ato Adicional de 1834. Sendo assim os três partidos (Liberais Exaltados, Liberais Moderados, e Restauradores) deixaram de existir e surgem os Progressistas e Regressistas.

Os Progressistas eram formados pelos Moderados e Exaltados. Eles defendiam a autonomia das províncias através de uma descentralização do poder no Brasil a partir do Ato Adicional.

Os Regressistas eram formados por uma parcela dos Moderados e pelos antigos Restauradores. Estes, se opunham às ideias descentralizadoras dos Progressistas.

Saiba mais sobre "Período Regencial" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1255599

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes