História, perguntado por renanfelipecompejhwh, 10 meses atrás

OS PARTIDOS POLÍTICOS E OS SINDICATOS NO BRASIL As oligarquias dissidentes da República Velha, na Revolução de 1930, estavam insatisfeitas, pois as eleições eram marcadas por violência e fraudes, assim passaram a desejar mudanças como o voto secreto, por isso apoiaram a Revolução. A polarização ideológica do nazismo e do comunismo influenciaram partidos políticos e os sindicatos, além de servir como inspiração para a criação de duas agremiações políticas o integralismo (fascista) e o aliancismo (comunista), onde todos os dois disputavam o poder e tentaram dar um golpe em Vargas, mas foram derrotados. Vargas empenhado em garantir um Estado forte controla os sindicatos e os partidos políticos. Ele institui o trabalhismo como forma de ceder os direitos reivindicados pelos trabalhadores de forma lenta e gradual, e para gerar gratidão, retribuição e o vínculo político entre o presidente e os trabalhadores construindo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Nessa mesma época consolidou-se a política de conciliação da classe operária e o projeto de desenvolvimento nacional. No movimento sindical surge o peleguismo, agentes sindicais favoráveis ao governo que colocavam o interesse nacional acima dos interesses das classes trabalhadoras. O queremismo no fim do Estado Novo teve apoio de trabalhadores, sindicatos e do líder do partido comunista, Carlos Prestes, por medo de perder direitos conquistados lutaram para manter Vargas no poder. As elites temendo a ação das forças populares, derrubaram Vargas do poder em 1945. Entre 1945 a 1964 o Brasil viveu um experiência democrática, surgiram vários partidos políticos com diferentes projetos como o PTB e o PCB com o projeto nacionalista, a UDN com o projeto liberal e o PSD que reunia as elites, com o projeto de manutenção dos seus interesses econômicos e sociais. A partir de 1964 durante o regime militar direitos políticos foram cassados, os sindicatos controlados, políticos perderam seus mandatos e foram impedidos de fazer oposição ao governo, foi criado o bipartidarismo. Com a abertura política a sociedade exige o fim da ditadura e o movimento operário inaugura o novo sindicalismo com autonomia e promovendo greves. Esse novo formato de sindicato não era subordinado


01 – Quais as principais mudanças observadas nos partidos políticos e grupos sindicais no Brasil de 1930 à 1994?

Soluções para a tarefa

Respondido por shikamarulindo
11

Resposta:

Entre 1930 e 1994 o Brasil passou por uma série de mudanças políticas e econômicas que afetaram, direta ou indiretamente, a organização e a participação de sindicatos e partidos na política nacional.

Houve no período duas ditaduras, a de Vargas, entre 1937 e 1945, e a militar, entre 1964 e 1985, com suspensão parcial ou total da participação de partidos e sindicatos considerados "perigosos" pelo governo. Do mesmo modo, entre 1945 e 1964, por exemplo, sindicatos e partidos tiveram grande influência sobre a política nacional, ajudando a definir um período de relativa liberdade política em nosso país.

Explicação:

Perguntas interessantes