Os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa – PCNs afirmam que “formar leitores é algo que requer [...] condições favoráveis para a prática de leitura — que não se restringem apenas aos recursos materiais disponíveis, pois, na verdade, o uso que se faz dos livros e demais materiais impressos é o aspecto mais determinante para o desenvolvimento da prática e do gosto pela leitura [...]" (BRASIL, 1997, p. 43).
Também afirmam que “o trabalho com leitura deve ser diário [e que] há inúmeras possibilidades para isso, pois a leitura pode ser realizada: de forma silenciosa, individualmente; em voz alta (individualmente ou em grupo) quando fizer sentido dentro da atividade; e pela escuta de alguém que lê” (idem, p. 44).
Considerando a necessidade de a escola fomentar o gosto pela leitura e de que esta deve acontecer diariamente na sala de aula, qual é a modalidade organizativa mais indicada para esse momento da rotina? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Situação ocasional.
b. Situação de sistematização.
c. Atividade habitual ou permanente.
d. Atividade sequenciada. Incorreto
e. Projeto. incorreto
Soluções para a tarefa
Respondido por
113
RESPOSTA CORRETA AVA: Atividade habitual ou permanente.
elianedosantos1976:
RESPOSTA CORRETA AVA: Atividade habitual ou permanente.
Respondido por
63
c. Atividade habitual ou permanente.
De acordo com os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa – PCNs, é preciso que a leitura se enquadre na modalidade de atividade habitual ou permanente, para que as crianças se acostumem com esta atividade.
Ao longo do tempo, e conforme as práticas, cada criança torna-se capaz de desenvolver gosto e atração pela leitura, fomentando a capacidade cognitiva e interpretativa, de uma forma geral.
Perguntas interessantes