Os parágrafos são unidades estruturantes do texto em forma e sentido, sendo delimitados graficamente para serem perceptíveis aos olhos do leitor.
Com foco nas características do parágrafo explicadas ao longo da disciplina, leia os textos 1 e 2.
TEXTO 1
Estudantes buscam métodos alternativos para aprender idiomas
As escolas de idiomas e os próprios estudantes têm apostado cada vez mais em métodos alternativos para aprofundar conhecimentos e praticar uma língua estrangeira. De conversas em chats com pessoas de todas as partes do mundo a aulas práticas nas instituições de ensino, os especialistas reforçam que vale de tudo para trazer o idioma para o “mundo real” e o inserir no dia a dia do novo falante.
Para se decidir pelo caminho mais adequado ao estudo, é importante que a pessoa conheça seu modo de aprendizagem e defina seu objetivo, ou seja, identifique o fator que a motivou a aprender uma segunda língua, como explica Karina Fernandes, mestre e doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR):
“Se ela estuda por hobby ou para viajar, pode procurar [métodos] que focam na oralidade. Se vai fazer um mestrado ou doutorado, pode enfatizar a interpretação de textos”, explica. [...]
Disponível em:< http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/estudantes-buscam-metodos-alternativos-para-aprender-idiomas-03abgxno73h4db8hf5a1hgyqr >. Acesso em 16 mar.2018.
TEXTO 2
Por Luís Fernando Veríssimo
Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de autoestima.
Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...
Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.
Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.
Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.
A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:
- Eu, hein?... nem morta!
Disponível em < https://www.pensador.com/frase/MTM3OTAy/> Acesso em: 09 out. 2018.
Acerca dos textos 1 e 2 e com base em nossas discussões sobre paragrafação, analise as opções e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da análise a seguir.
O texto 1 apresenta ____ parágrafos e o texto 2 ____ . A forma de marcar o parágrafo é _____ e o texto 1 está ____ quanto a isso.
A extensão e estruturação dos parágrafos ____ em função do gênero discursivo ao qual pertence, do assunto e de sua complexidade, dos objetivos do texto, da competência do autor e da do leitor. O que percebemos nos exemplos, mas sem generalizar, é que textos objetivos, normalmente, trazem parágrafos mais ____, enquanto que os textos ____ articulam os parágrafos em função de ritmo, manutenção de efeitos de sentido, efeitos estéticos etc., podendo ser bastante curtos e enfáticos. O que é ____ a todos os textos, porém, é que a sequência dos parágrafos deve levar à unidade significativa do todo, contribuindo para a coerência e consistência das ideias articuladas.
Alternativas
Alternativa 1:
1, 8, invariável, adequado, oscila, curtos, objetivos, diferente
Alternativa 2:
3, 16, variável, errado, oscila, longos, publicitários, comum
Alternativa 3:
3, 8, invariável, equivocado, varia, extensos, literários, incongruente
Alternativa 4:
15, 8, variável, inadequado, sucintos, longos, informativos, incomum
Alternativa 5:
3, 8, variável, adequado, oscila, longos, literários, comum.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Alternativa 5.
O texto I é formado por 3 parágrafos; já o texto II, por 8.
A forma de marcar o parágrafo é variável nos dois textos. Por exemplo, no texto II, há uso de travessão.
No texto II, o parágrafo é marcado com o afastamento da primeira palavra da margem do texto. Portanto, está adequado.
A extensão e estruturação dos parágrafo oscila. Os textos dissertativos, argumentativos e jornalísticos costumam ter parágrafos mais longos, visto que o objetivo é a informação, não a estética. Já os textos literários costumam ter parágrafos mais curtos e enfáticos, visto que há busca pela estética e ritmo.
Em comum, todos os textos são organizados em parágrafos, que devem apresentar unidade de sentido e articular as ideias do texto.
Perguntas interessantes