Os países desenvolvidos geralmente têm taxa de fertilidade muito menor, muitas vezes correlacionada com o maior poder aquisitivo, educação, urbanização e outros fatores. As taxas de mortalidade são baixas, o planejamento familiar é amplo e o acesso a métodos contraceptivos é facilitado. Outro fator impactante na baixa taxa de fecundidade são os custos muito altos para se ter um filho, pois há muitos gastos com educação, saúde, vestuário, alimentação e lazer. Já os países subdesenvolvidos, em geral (não é regra), possuem taxas de fertilidade mais elevadas que as dos países industrializados desenvolvidos. Com base no texto, um dos fatores responsável por essa disparidade está relacionado
A) há adesão mais rigorosa às crenças tradicionais religiosas que permitem o uso de métodos contraceptivos
B) em países com taxas inferiores de urbanização, é comum que as famílias tenham muitos filhos para que eles possam auxiliar no trabalho no campo.
C) as taxas de fertilidade tendem a ser maiores nos países desenvolvidos, como a França, Itália, Alemanha e Japão
D) o alto custo de criação dos filhos não é considerado um motivo para a diminuição da taxa de fecundidade.
E) nas últimas décadas, tem havido um aumento acentuado nas taxas de fecundidade em vários países.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b, pois famílias que vivem nas zonas rurais e trabalham com atividades agrícolas, acabam tendo mais filhos para ajudar no trabalho
Alternativa correta letra B.
- Explicação:
A questão aborda a questão das taxas de fecundidade e natalidade do Brasil.
Vamos analisar cada uma das alternativas, apontando seus erros e acertos.
a. INCORRETA. As religiões mais rigorosas não permitem o uso de métodos contraceptivos. Nos países onde essas religiões vigoram, as taxas de fecundidade são altas.
b. CORRETA. Quanto maior a adesão na família na zona rural, maior a taxa de fecundidade. Isso se dá por dois motivos: pela falta de acesso à educação sexual e métodos contraceptivos e pela necessidade de mais mão de obra pra ajudar no trabalho no campo.
c. INCORRETA. As taxas de fecundidade são menores nos países desenvolvidos e maiores nos países emergentes e subdesenvolvidos.
d. INCORRETA. O alto custo de criação dos filhos é umas das principais razões para a diminuição dos índices de fecundidade.
e. INCORRETA. A tendência é que as taxas de fecundidade diminuam cada vez mais, e não aumentem.
➯ Alternativa correta letra B.
Saiba mais sobre taxas de fecundidade e natalidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/27463262
Espero ter ajudado!