ENEM, perguntado por dorcelifrazote7762, 1 ano atrás

Os países da América Latina foram tratados em geral com evidente injustiça. É possível que, renunciando à igualdade de tratamento, que todos Estados soberanos têm tido até hoje nos congressos e conferências, alguns se resignem a assinar convenções, em que sejam declarados, e se confessem nações de terceira, quarta ou quinta ordem. O Brasil não pode ser desse número(...) O Presidente resolveu que não assinemos nem a projetada convenção para o estabelecimento de um novo tribunal de arbitramento em Haia, nem a convenção para o tribunal de apelação de presas, colocado o Brasil como foi também na classificação feita para este segundo acordo, em posição inferior à que lhe competia pela importância da sua marinha mercante(...) Agora que não mais podemos ocultar a nossa divergência, cumpre-nos tomar aí francamente a defesa do nosso direito e do das demais nações americanas. Estamos certos de que V. Excia. o há de fazer com firmeza e moderação e brilho, atraindo para nosso país as simpatias dos povos fracos e o respeito dos fortes.Ao representar o Brasil como Delegado na Segunda Conferência da Paz de Haia (1907), o jurista Rui Barbosa o fez com raro brilho, tornando-se conhecido como "Aguia de Haia". A fama obtida por Rui Barbosa deveu-se ao fato deI.ter comandado a rejeição à proposta de Washington de criação de um Tribunal Mundial de Justiça, em que oito potências teriam assento permanente e as demais teriam assentos rotativos, defendendo o princípio da igualdade jurídica das nações;II.ter conseguido aliar-se com os diplomatas norte-americanos e, assim, impedido que o tribunal mundial de justiça fosse formado exclusivamente por países europeus.III.haver afirmado uma questão de princípio constituinte da ordem internacional que transcendia os interesses do Brasil indo ao encontro dos interesses de todos os países da América Latina.É CORRETO somente o que se afirma emA)I.B)III.C)I e H.D)II e III.E)I e III

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

I é verdadeira, tendo representado, com destaque, os interesses dos países latino-americanos como um todo no sentido de impedir que a disparidade política entre os muito poderosos e os países em desenvolvimento crescesse ainda mais.

II é falsa, já que Rui Barbosa se posicionou justamente contra a proposta dos Estados Unidos na criação deste tribunal internacional.

III é verdadeira, tendo representado, na ocasião, a voz de países menos poderosos que o Brasil que se veriam ainda mais à mercê de Estados Unidos e países europeus.

É correta a alternativa E.

Perguntas interessantes