Os países capitalistas da América Latina não formam um conjunto regional homogêneo. Ao lado de problemas comuns, existe uma diferenciação entre essas nações. A respeito de tais semelhanças e diferenças, pode-se afirmar que: A)as diferenças de nível de desenvolvimento entre o Brasil e o Peru se devem ao fato de um ter sido colônia de povoamento e o outro de exploração. B) os países da América Central passam a ter uma chance de sair da sua situação comum de pobreza com o NAFTA, acordo que integra suas economias com as dos EUA e Canadá. C) a América Latina forma um bloco econômico que, de modo semelhante à Europa do século XVIII, encontra-se em vias de superar a situação de subdesenvolvimento. D) a dependência externa e as desigualdades sociais são comuns a todos no continente, mas economias como as do México, Brasil e Argentina destacam-se pelo peso da sua indústria. E) a concretização do MERCOSUL permitiu a unificação da economia latino-americana, reduzindo diferenças e abolindo fronteiras nacionais.
Soluções para a tarefa
Resposta:O modo de produção capitalista na América Latina é regido por leis objetivas de acumulação, concentração e centralização de capital, e apresenta como uma região uma problemática em comum que define sua fisionomia própria dentro da grande “cadeia” capitalista imperialista mundial, mesmo que com características específicas em cada país. Uma questão definidora da fase atual do desenvolvimento latino-americano é a fusão da força política do Estado com a força econômica do capital monopolista, ou seja, a conformação de um capitalismo monopolista de Estado, com modalidades concretas de ação não estritamente idênticas às dos países imperialistas, devido à condição supracitada das nossas formações sociais. Apresentado no ciclo “Capitalismo e Imperialismo na América Latina”, seção Colômbia-Equador, em Agosto de 1979.
Explicação:
Sobre a economia dos países da América Latina, as semelhanças e diferenças que podem ser destacadas são: “a dependência externa e as desigualdades sociais são comuns a todos no continente, mas economias como as do México, Brasil e Argentina destacam-se pelo peso da sua indústria. ” (alternativa d)
Os países industrializados da América Latina
Os países industrializados da América Latina que apresentam os maiores níveis de industrialização são o Brasil, o México e a Argentina.
Esses são países de industrialização tardia, processo que foi conduzido principalmente com o auxílio do capital estatal, no caso do Brasil, em um primeiro momento e posteriormente com o capital estrangeiro e a presença de empresas transnacionais em seus territórios.
Isso contribuiu para que a industrialização desses países estivesse limitada e dependente da indústria estrangeira. Parte da indústria da região, costuma utilizar a mão de obra para a produção de mercadorias para atender as demandas do mercado interno.
O México, se destaca pela presença das indústrias maquiladoras, que utilizam a mão obra mexicana para a montagem de produtos industrializados para atender principalmente às demandas de países como os Estados Unidos e Canadá.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre os problemas comuns da América Latina em: https://brainly.com.br/tarefa/22879932
#SPJ2