“Os países americanos repudiaram o intervencionismo como forma de resolver as disputas entre si e consagraram o princípio da solidariedade hemisférica. Apesar de no discurso essa solidariedade estar baseada em princípios como fé nas instituições republicanas e lealdade à democracia, na prática, o sistema interamericano dependia da adesão a um centro hegemônico (Moura, 1980, p. 138). Para os EUA, a presença brasileira nesse sistema era de suma importância. O Brasil, entretanto, não se alinhou automaticamente ao país e adotou, nas palavras de Moura (1980), uma “equidistância pragmática”, mantendo distância dos dois polos do conflito e utilizando-se da barganha nacionalista para angariar benefícios à industrialização brasileira”.
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Com base nos conteúdos de “Política Externa Brasileira”, leia as opções abaixo e assinale a alternativa correta acerca da política externa do primeiro governo Vargas (1930-1945).
I. Durante o governo Vargas, o pragmatismo foi reforçado e a política externa foi direcionada para as relações comerciais.
II. No governo Vargas a política externa brasileira foi influenciada pela meta de reconhecimento da independência.
III. O governo Vargas adicionou à política externa novas formas de cooperação e barganha voltadas para um interesse nacional mais abrangente.
IV. O governo Vargas foi o responsável por implementar a “diplomacia de resultados”, ou seja, para além de simbolismos e retórica, o presidente buscava resultados concretos.
A
Estão corretas apenas as afirmativas II e III
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C
Estão corretas apensas as afirmativas I, III e IV
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra C
Explicação:
Durante o governo Vargas, o pragmatismo foi reforçado e a política externa foi direcionada para as relações comerciais.Tanto é que logo no inicio da Guerra Brasil se declarou neutro e era disputado pelo EUA e Alemanha como aliado,mas tentava tirar o máximo de proveito econômico.Sendo assim,o governo Vargas adicionou à política externa novas formas de cooperação e barganha voltadas para um interesse nacional mais abrangente.Seu objetivo era a instalação da grande siderurgia e reequipamento econômico militar.O governo Vargas foi o responsável por implementar a “diplomacia de resultados”, ou seja, para além de simbolismos e retórica, o presidente buscava resultados concretos.Diante da relutância dos nortes americanos de fornecer todos os recursos solicitados,Getúlio fez um polêmico discurso fascista em MG as negociações foram reatadas e chegaram em um acordo.