Biologia, perguntado por sg2s2, 1 ano atrás

Os pais de casamentos consanguíneos (entre parentes), têm mais chance de produzir filhos com defeitos genéticos, Usando os conceitos de cromossomos homólogos e genes alelos, explique a razão desse risco.

Soluções para a tarefa

Respondido por viccabral03
25

Nos casamentos consanguíneos, em que o casal é formado por parentes próximos, as chances de genes recessivos se combinarem são significativas. E isso se acentua com o grau de consanguinidade: quanto mais próximo for o parentesco (pais, filhos, irmãos, avós, tios e primos de primeiro grau), maior a probabilidade das duas pessoas compartilharem os genes recessivos.Os genes recessivos são "menos expressivos” e, por isso, é preciso herdá-los duas vezes para que a característica se manifeste. Muitas vezes, essa manifestação não se trata de apenas uma característica, e sim, de doenças, são as chamadas doenças autossômicas recessivas. Uma vez que as pessoas aparentadas tendem a compartilhar genes próximos, os descendentes de um casal consanguíneo têm grandes chances de desenvolver doenças autossômicas recessivas.


Respondido por eusounerd86
22
Basicamente, para se gerar um filho são necessários 46 genes ao todo. 23 pertencentes ao pai, e 23 a mãe. Se os genes do pai forem os mesmos do que o da mãe (mesmo que alguns), isso anulará esse gene e vai acabar faltando.exemplo, dois irmãos tem um filho, e a mulher tem 23 genes dela, e o homem tem 15 genes iguais aos dela. então seria, 23-15 dá 8. Vai ficar faltando 8 genes por parte do pai. Os genes(materiais geneticos) Vai bagunçar as coisas. Assim o filho nasce com defeitos físicos e/ou mentais. Entendeu?

Perguntas interessantes