Os padrões de projeto facilitam a reutilização de soluções e arquiteturas bem-sucedidas na construção de um projeto com Paradigma Orientado a Objetos (POO), possibilitando trazer ao código organização e, ao programador, uma habilidade, experiência e um código limpo e padronizado. Como escolher o melhor padrão a ser utilizado?
A.
A decisão em utilizar o padrão X ou Y depende de quantos desenvolvedores estão envolvidos no projeto, do problema encontrado e de quantas classes o projeto dispõe.
B.
A decisão em utilizar o padrão X ou Y depende unicamente da experiência do desenvolvedor envolvido no projeto.
C.
A decisão em utilizar o padrão X ou Y depende do número de classes que o projeto dispõe e se ele apresenta técnicas de polimorfismo e de herança.
D.
A decisão em utilizar o padrão X ou Y depende da avaliação de alguns critérios como: intenção e objetivo do padrão, motivação, semelhanças dos padrões, estrutura do projeto e aplicabilidade.
E.
A decisão em utilizar o padrão X ou Y depende do escopo do projeto, se a implementação será nas classes ou objetos e se haverá refatoração e hierarquias de heranças.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A decisão em utilizar o padrão X ou Y depende da avaliação de alguns critérios como: intenção e objetivo do padrão, motivação, semelhanças dos padrões, estrutura do projeto e aplicabilidade.
Explicação:
A escolha pela utilização não depende unicamente do desenvolvedor e das suas experiências, e sim de muitos fatores a serem avaliados. Além disso, o número de classes não define o tipo de padrão a ser utilizado e, embora alguns padrões facilitem a utilização de polimorfismo e de herança, este não é o fator definitivo para a decisão.
O escopo do projeto, se a implementação será nas classes ou objetos, também não é fator decisivo. Para que se escolha o padrão deve ser feita uma avaliação, dividindo cada padrão de projeto em seções, em uma estrutura que envolve as informações e introduz o padrão de projeto, possibilitando comparações, compreensão e aplicabilidade. Essas seções justificam e auxiliam o uso do padrão escolhido e são: nome e classificação do projeto, intenção e objetivo, outro nome representado, motivação, aplicabilidade, estrutura, participação e colaboração, consequências, implementação, exemplo de código e usos conhecidos e padrões relacionados.
Assim, a resposta correta é: A decisão em utilizar o padrão X ou Y depende da avaliação de alguns critérios como: intenção e objetivo do padrão, motivação, semelhanças dos padrões, estrutura do projeto e aplicabilidade.
Resposta:
Letra D A decisão em utilizar o padrão X ou Y depende da avaliação de alguns critérios como: intenção e objetivo do padrão, motivação, semelhanças dos padrões, estrutura do projeto e aplicabilidade.
Explicação:
A escolha pela utilização não depende unicamente do desenvolvedor e das suas experiências, e sim de muitos fatores a serem avaliados. Além disso, o número de classes não define o tipo de padrão a ser utilizado e, embora alguns padrões facilitem a utilização de polimorfismo e de herança, este não é o fator definitivo para a decisão.
O escopo do projeto, se a implementação será nas classes ou objetos, também não é fator decisivo. Para que se escolha o padrão deve ser feita uma avaliação, dividindo cada padrão de projeto em seções, em uma estrutura que envolve as informações e introduz o padrão de projeto, possibilitando comparações, compreensão e aplicabilidade. Essas seções justificam e auxiliam o uso do padrão escolhido e são: nome e classificação do projeto, intenção e objetivo, outro nome representado, motivação, aplicabilidade, estrutura, participação e colaboração, consequências, implementação, exemplo de código e usos conhecidos e padrões relacionados.