Os ossos são constantemente renovados por meio de um equilíbrio entre a ação dos osteoblastos e osteoclastos. Entretanto, nas mulheres, após a menopausa, os ossos tornam-se mais fracos. Isso ocorre porque. a) Há interrupção na produção de estrogênio, o que provoca um desequilíbrio nas atividades dos osteoblastos e osteoclastos. b) Há interrupção na produção de hormônios na glândula tireóidea. c) Quando os ovários cessam a produção de estrogênio, há intensa síntese de calcitonina. d) Os ovários cessam a produção de vitamina D. e) O excesso de estrogênio liberado provoca menos deposição de cálcio sobre os ossos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
A alternativa A) é a correta.
A osteoporose é uma doença óssea bastante grave que leva a perda de bastante tecido ósseo, e, infelizmente, bastante comum atualmente.
A menopausa é uma época da vida da mulher onde a produção de hormônios sexuais como o estrogênio diminui bastante, e o estrogênio possui uma forte relação com a manutenção dos ossos.
O estrogênio, assim como a testosterona, possuem um efeito bastante importante no transporte de cálcio para dentro do osso, por isso que a queda na produção desses hormônios leva a osteoporose.
Perguntas interessantes