Os ossos que fazem parte do esqueleto humano se encontram unidos através de articulações. Existem basicamente dois tipos de articulações: as sinoviais e as não sinoviais. Diferencie esses dois tipos de articulações e dê dois exemplos de cada uma.
Soluções para a tarefa
Resposta: As sinoviais possuem uma gama variedade de movimentos podendo ser muito flexíveis, já as não sinoviais tem sua mobilidade bastante reduzida ou quase nula, porém apresenta certa elasticidade.
Sinoviais: O ombro, cotovelo, quadril, joelho etc..
Não sinoviais: A articulação esternocostal, entre o esterno e a cartilagem costal da primeira costela, é um exemplo desse tipo de articulação.
Explicação: Existem vários exemplos de articulações sinoviais, todas capazes de uma gama variada de movimentos.
...
Estas incluem:
a articulação esternoclavicular.
o ombro.
o cotovelo.
o quadril.
o joelho.
O que é articulação não sinovial ?
As articulações fibrosas, também chamadas de sinartroses ou imóveis, possuem uma pequena separação com tecido conjuntivo fibroso e não apresentam cavidade articular (espaço entre as superfícies articulares). A mobilidade dessa articulação é bastante reduzida ou inexistente, porém apresenta certa elasticidade.
Como Exemplo: A articulação esternocostal, entre o esterno e a cartilagem costal da primeira costela, é um exemplo desse tipo de articulação.