ENEM, perguntado por Silvacalsoalri6957, 10 meses atrás

Os órgãos de censura e de repressão preocupavam-se com a propagação tanto de grupos armados quanto de grupos de discussão política ou de músicos. Ambos eram classificados pelo governo como "grupos subversivos" e, principalmente após o AI-5, eram perseguidos e presos. Aliás, era comum associar músicos da época a grupos de oposição ao regime. Sobre Geraldo Vandré, um dos autores da música apresentada anteriormente, um documento do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) expõe: "Geraldo Vandré é tido como comunista atuante [...] encontra-se na Bulgária, onde participou do Festival Mundial da Juventude realizado em Sófia, concorrendo com a apresentação de uma canção denominada Che, obtendo o 1o lugar, sendo-lhe agraciado o grande prêmio medalha de ouro. O cantor em apreço deixou o Brasil no dia 22 de julho último, acompanhado do Trio Maraiá, compondo uma comitiva de 150 pessoas, incluindo intelectuais, estudantes e parlamentares. Consta que atualmente se encontra em Moscou, onde fará uma série de apresentações na TV Russa. Seu regresso está previsto para o dia 30, em São Paulo, vindo de Lisboa1." O que causava apreensão nos órgãos de repressão da época em relação a esse breve episódio da vida de Geraldo Vandré?

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

Geraldo Vandré foi um dos principais e mais relevantes personagens do cenário musical da sua época, apresentando uma grande quantidade de questionamentos, bem como críticas, por intermédio de suas canções e composições.

Ademais, pode-se compreender que a apreensão nos órgãos de repressão estava justamente relacionada com  a capacidade do músico de expor as truculências bem como ações contra cidadania de cada brasileiro em suas obras.

Perguntas interessantes