“Os objetos têm uma tal força motivadora inerente, no que diz respeito às ações de uma criança muito pequena e determinam tão extensivamente o comportamento da criança”.
De acordo com o extrato de texto e os conteúdos do livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica sobre o pensamento de Vygotsky sobre o jogo de regras, é correto afirmar que:
A
toda a atividade lúdica da criança possui regras, sendo o jogo a possibilidade de vivenciar situações e desenvolver o pensamento abstrato.
B
os jogos de regras aparecem no período descrito por Vygotsky como sensório-motor e depende da maturidade do aparelho motor da criança.
C é uma forma de assimilação do real, por meio da imitação da realidade dos adultos.
D
manifesta-se entre 0 e 2 anos, período em que a criança começa a explorar o mundo material ao seu redor.
E
é a forma de reconstrução do real, em que a criança simula situações de trabalho.
Soluções para a tarefa
A toda a atividade lúdica da criança possui regras, sendo o jogo a possibilidade de vivenciar situações e desenvolver o pensamento abstrato.
Falso. Nem toda atividade lúdica possui regras. As crianças passam pelo menos 4 anos de sua vida em atividade com outros formatos de jogos.
B os jogos de regras aparecem no período descrito por Vygotsky como sensório-motor e depende da maturidade do aparelho motor da criança.
Falso. No período sensório-motor os jogos que aparecem são os de exercício, que estimulam a coordenação motora da criança.
C é uma forma de assimilação do real, por meio da imitação da realidade dos adultos.
Correto. O jogo de regras procura imitar a realidade dos adultos através da atividade lúdica que proporciona uma assimilação do real para a criança.
D manifesta-se entre 0 e 2 anos, período em que a criança começa a explorar o mundo material ao seu redor.
Falso. Essa é a fase sensório-motora, em que os jogos tem características de exercício.
E é a forma de reconstrução do real, em que a criança simula situações de trabalho.
Falso. A criança está simulando o que os adultos fazem, não necessariamente um trabalho ou coisa do gênero.
abraços