Os nutrientes presentes nos alimentos devem ser degradados e absorvidos pelo trato digestório, posteriormente as moléculas são distribuídas pela corrente sanguínea até os órgãos, onde as células realizarão os processos metabólicos para obtenção de energia. Contudo, as células não conseguem, utilizar diretamente a energia liberada da quebra de glicose, por exemplo. Elas se utilizam de um composto intermediário, a adenosina-trifosfato (ATP).
Baseado no texto acima e considerando as etapas envolvidas na degradação da molécula de glicose e formação de ATP, avalie as afirmativas abaixo: I. A fase preparatória da glicólise produz moléculas de ATP. II. A fase de pagamento da glicólise consome moléculas de ATP além de adicionar hidrogênios. III. A cada molécula de glicose metabolizada, são produzidas duas de piruvato, e ao final da glicólise há um saldo de ATPs. IV. A geração de ATPs ao final da degradação aeróbica da molécula de glicose envolve a formação de 4 destas moléculas, sendo que durante o ciclo completo foram produzidas 6 com gasto de duas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas
Soluções para a tarefa
Resposta:
absorção de nutrientes
A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo.
Durante a digestão, os alimentos, através de processos mecânicos e químicos, são decompostos em moléculas mais simples, de menor tamanho, suscetíveis de poderem atravessar as paredes do tubo digestivo (meio externo) para o meio interno (sangue e linfa), sendo conduzidos até às células, onde são utilizados no decurso do metabolismo celular.
O processo de absorção ocorre ao nível do intestino delgado, principalmente na zona do jejuno, exceção feita a algumas pequenas moléculas, como o álcool e a cafeína, cuja absorção ocorre logo na boca e estômago. No intestino grosso, ao nível do cólon, ocorre também absorção de determinadas substâncias, como alguns aminoácidos e vitaminas resultantes da ação das bactérias da flora intestinal. No entanto, nesta zona do intestino, os nutrientes absorvidos em maior quantidade são a água e os sais minerais.
A superfície interna do intestino delgado está altamente especializada nos processos absortivos, apresentando uma grande superfície de contacto, em virtude do seu aspeto ondulado, resultante de inúmeras pregas que a recobrem interiormente: as válvulas coniventes. Além disto, está também recoberta por inúmeras projeções em forma de luva, as vilosidades intestinais, as quais possuem no seu interior uma pequena rede de capilares sanguíneos e um vaso linfático-vaso quilífero.
A simplificação molecular da digestão permite a formação de moléculas capazes de atravessar o epitélio intestinal, atingindo os vasos sanguíneos e o quilífero, que os transportam depois para diversos pontos no organismo.
Para os vasos sanguíneos vão ser absorvidos os aminoácidos, glicose, sais minerais, alguns ácidos gordos e vitaminas hidrossolúveis, que vão ser conduzidos até ao fígado pela veia porta hepática. A maior parte dos ácidos gordos e vitaminas lipossolúveis são absorvidos pelos vasos linfáticos e transportados pelo canal torácico linfático até à veia cava superior, onde entram na corrente sanguínea, através da qual são distribuídos às células.
Os nutrientes podem ser absorvidos de forma direta ou indireta. Um nutriente é absorvido de modo indireto quando precisa de ajuda de outras substâncias para ser absorvido, como por exemplo, o cálcio, que necessita da presença de vitamina D, ou o ferro, cuja passagem para o meio interno está dependente da presença de vitamina B12.