os numeros de grupo de os gases nobres
Soluções para a tarefa
Resposta:
Elementos químicos que possuem a camada de valência completa
Gases nobres são elementos químicos encontrados na tabela periódica na família 8A ou grupo 18. Assim como revela o nome, em condições ambientes são encontrados no estado físico gasoso.
São chamados de gases nobres por serem elementos que não fazem combinação com nenhum outro elemento. Ou seja, os gases nobres são constituídos por átomos que possuem a camada de valência completa. Desta forma, não precisam fazer ligações químicas para ficarem estáveis.
Contudo, os gases nobres podem gerar substâncias químicas compostas, mas isso só poderá ocorrer em laboratórios com experiências específicas. Além disso, possuem ponto de fusão e ponto de ebulição baixos.
Os gases nobres foram reconhecidos através da análise espectrográfica da luz do sol, sendo o gás hélio o primeiro a ser percebido na luz solar.
Os gases nobres estão sendo representandos na tabela acima nos quadrados azuis (Foto: Wikipedia)
Os gases nobres são:
• Hélio (He)
• Neônio (Ne)
• Argônio (Ar)
• Criptônio (Kr)
• Xenônio (Xe)
• Radônio (Rn)
• Ununóctio (Uun)
Hélio
De símbolo He, o Hélio tem número atômico 2 (2 prótons e 2 elétrons), massa atômica 4u. Por ser um gás com densidade muito menor que o ar, ele tende a subir quando dispensado no ar.
O hélio é um gás monoatômico, incolor e inodoro. Tem o menor ponto de evaporação e sua solidificação só acontece sob pressões muito grandes.
Hélio tem origem grega, da palavra “helius” que significa "sol". Esse nome foi dado ao gás por ter sido visto pela primeira vez na luz solar. De acordo com a Teoria Octeto, o hélio é o único dos gases nobres que tem 2 elétrons na camada de valência.
Aplicação: é um gás usado em bexigas e balões dirigíveis, quando engarrafado é usado por mergulhadores de grande profundidades.
Neônio
De símbolo Ne, o Neônio tem número atômico 10 (10 prótons e 10 elétrons) e massa atômica de 20,183u. Ele é considerado o segundo gás mais leve da tabela.
De origem grega, “néon”, que significa "novo". Ganhou esse nome por ter sido um elemento descoberto por cientistas que não acreditavam na existência de novos elementos químicos, no final do século XIX.
Aplicação: conhecido também como “neon” por ter características de cores neon. Desta forma, é encontrado em lâmpadas fluorescentes, e estando na forma líquida é utilizado nos sensores ultrassensíveis de infravermelho. Além disso, ao ser misturado com o gás argônio forma válvulas para o raio-x.
Argônio
De símbolo Ar, o Argônio tem número atômico 18 (18 prótons e 18 elétrons) e massa atômica 40u. Seu nome é de origem grega, da palavra “argos”, que significa "preguiçoso". Nome dado a ele por ser um elemento de baixa reatividade.
Aplicação: argônio é um dos gases nobres usado para evitar a ação corrosiva em materiais de fácil oxidação. Desta forma, pode ser aplicado em peças de museus para conservar e em lâmpadas incandescentes.
Argônio em forma de laser é usado em procedimentos médicos, como em cirurgias oftalmológicas.
Criptônio
De símbolo Kr, Criptônio possui número atômico 36 (36 prótons e 36 elétrons), massa atômica 83,8u. É um gás insípido, inodoro e incolor.
De origem grega, do termo “kripton”, que significa "oculto". Ganhou esse nome por ser um dos gases nobres com muita dificuldade de ser encontrado na atmosfera.
Aplicação: pode ser encontrado em lâmpadas, projetores e lasers. Sendo o último usado também na medicina, em cirurgias de retina.
Xenônio
De símbolo Xe, o Xenônio tem número atômico 54 (54 prótons e 54 elétrons), massa atômica 131,3u. É um gás incolor, inodoro, bastante pesado e raro.
De origem grega, do termo “xénos”, que significa "estranho" ou "estrangeiro".
Aplicação: é usado em anestésico para anestesia geral, em lâmpadas especiais de projeções cinematográficas e aviações. Assim como em lâmpadas usadas para bronzeamento artificial.
Radônio
De símbolo Rn, o Radônio possui número atômico 86 (86 prótons e 86 elétrons) e massa atômica de 222u. É um gás incolor e radioativo.
Aplicação: é um dos gases nobres que por ser radioativo é bastante usado em tratamento de câncer, por meio das radioterapias. Além de junto com o elemento químico Rádio (Ra) ser usado em componentes de cápsulas de aplicação para pacientes com tumores.
Ununóctio
De símbolo Uuo, o Unounóctio tem número atômico 118 (118 prótons e 118 elétrons). Seu nome vem do latim e significa “um, um, oito”, referente ao seu número atômico. É um elemento novo, pois foi descoberto em 2016.
Mas se você for procurar em algumas tabelas periódicas, será encontrado na sua posição o elemento Oganésson. Não se assuste, é o mesmo elemento. Acontece que “Unounóctio” foi um nome sintético dado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada.
Atualmente é considerado um dos gases nobres e ganhou o nome de “Oganésson”, referência a Yuri Oganessian, o físico nuclear descobridor do elemento.