Os novos tempos têm apresentado novos arranjos e novas parcerias. Cada vez mais setores da sociedade se unem em prol do objetivo em comum. Todavia, cada um do setor tem seus próprios interesses e equacioná-los é o papel da gestão pública e dos governantes. Disserte sobre as principais características da administração pública e a administração privada, sob as perspectivas de: subordinação, receitas, beneficiários, interesses e controle
Soluções para a tarefa
Resposta:
Administração Pública - Está subordinada às leis. A sua receita é oriunda de impostos, taxas e contribuições. Seus beneficiários são os cidadãos. Suas ações são sempre voltadas para o interesse público e coletivo, a fim de garantir o bem comum. A sua principal forma de controle é pelo poder político.
Administração Privada - Está subordinada às leis que são de seu ramo de trabalho, entretanto, tudo que não estiver prescrito em lei é facultativo. As suas receitas são provindas de vendas de serviços e/ou produtos. Seus beneficiários são seus clientes. Suas ações estão voltadas aos interesses privados e individuais. O controle é o próprio mercado, a economia e seus concorrentes.
Explicação:
Pelo próprio direito administrativo existe o vínculo da gestão pública às leis e ao regimento, visando a coletividade.
No âmbito da gestão privada, mesmo que seja em prol do particular, ele segue as regras titulares, visando o privado.