História, perguntado por SabrinaEmanoely6953, 1 ano atrás

"Os nobres são pessoas naturalmente isentas, às quais, de direito, não cabe qualquer tipo de servidão e de impostos. Os nobres foram escolhidos e a eles ordenado guardar e conservar o país em paz. Devem eles também sobressair-se em sua vida particular e em seus costumes, dando a todos o exemplo da honestidade."A frase “o trabalho enobrece o homem”, comum na sociedade contemporânea, está de acordo com a definição de nobreza presente no texto? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicacm2016
27
Não, pois a frase faz referência à ideia presente no capitalismo. O trabalho enobrecer o ser humano é uma forma de justificar a desigualdade social presente em nossa sociedade, dando a entender que se trabalharmos nos tornaremos nobres. Esse conceito, não funciona na prática, já que o poder e riqueza estão concentrados na mão da burguesia (proprietários dos meios de produção) e não do proletariado (cidadãos pobres que compõe a maioria da população. Além de justificar a desigualdade social, essa frase no contexto histórico atual, justifica a exploração e também de certa forma responsabiliza o cidadão de classe baixa por sua condição financeira. Tendo como base, também, exceções de pessoas que conseguiram ficar ricos, estimulando as pessoas a trabalharem ainda mais e com isso, sustentar o sistema de produção. Quanto à honestidade, é outro fator presente no contexto da frase analisada, já que as exceções citadas acima, são exemplos de alguém que apenas "trabalhou para chegar até ali", servindo como inspiração para os outros.
Respondido por kamena
9

Não, para a nobreza o trabalho não significava nada. Uma pessoa só fazia parte da nobreza se fosse nobre se nascença, fosse rico ou fosse nomeado.

Perguntas interessantes