Os níveis de fala, que constituem os diferentes registros empregados nas diversas situações comunicativas, são, geralmente, determinados pelos gêneros textuais. Há, por exemplo, gêneros que pedem a forma culta – como os textos jurídicos – e outros gêneros que pedem a forma coloquial, como uma conversa entre amigos. Mas há gêneros textuais que permitem o emprego tanto da forma culta quanto da coloquial. Observe as alternativas a seguir e identifique o gênero textual que é flexível quanto aos níveis de fala nele empregados.
Soluções para a tarefa
Resposta: b) O editorial é um texto jornalístico de natureza argumentativa, que exprime o posicionamento do jornal acerca de determinado tema de interesse público.
Explicação: RESPOSTA CORRETA
O editorial, por veicular a opinião do jornal sobre assuntos da atualidade, quase sempre polêmicos, pode conter traços tanto de formalidade quanto de coloquialidade (como expressões do uso cotidiano informal).
De acordo com os níveis de fala e um gênero textual que pode empregar tanto um tipo de linguagem coloquial quanto a linguagem formal, temos:
b) O editorial é um texto jornalístico de natureza argumentativa, que exprime o posicionamento do jornal acerca de determinado tema de interesse público.
Um editorial "fala" diretamente com os leitores, assumindo as posições do seu jornal ou revista sobre algum determinado assunto.
Como se trata de um posicionamento, dependendo do cunho, são utilizados sempre palavras e linguagens que todos os leitores poderão compreender.
Editorial
No editorial, a expressão de argumentações e opiniões são predominantes, juntamente de uma linguagem formal e padrão, seguindo as da regra da norma culta da língua.
Saiba mais sobre editorial em: brainly.com.br/tarefa/2760954