Os níveis de ensino infantil, primário e secundário estarão sempre juntos em um mesmo prédio (podendo ter acessos diferenciados segundo o nível), devido às constantes relações e interações entre eles. Do espaço mais familiar para o mais público, nunca estarão a uma distância maior de 1.000 metros das casas das crianças e dos jovens usuários. Seus diferentes ciclos nunca serão oferecidos mais de uma vez a cada ano nas escolas. Na escola primária e secundária, acabarão os espaços fechados por paredes, empregando-se os móveis e a tecnologia dos materiais absorventes do ruído, que permitirão uma escola mais interativa entre os níveis. Para conseguir tudo isso, será imprescindível um número maior de professores e especialistas de apoio, bem como de novas disciplinas e tecnologias que, se agora são impensáveis, estarão na escola de forma habitual. (JARAUTA; IMBERNÓN, 2015, p. 119-120)
Para resolver este desafio, você deverá pensar em duas NOVAS disciplinas para serem inseridas no programa de aula. Além disso, deverá justificar a importância e a contribuição dessas duas novas disciplinas na formação dos alunos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Comunicação social, interação entre professor e aluno.
Explicação:
Maior compreensão e intercâmbio educacional levando o aluno ao aprendizado satisfatório e realizado.
Resposta:
Resposta Esperada
Explicação:
Disciplina 1: Estrutura Familiar
A disciplina visa à valorização da estrutura e da reorganização familiar. Frente às novas configurações da família e dos valores sociais, a criança deve compreender tais mudanças e inserir nesse novo processo. Exemplo disso, é a nova configuração da família, onde, as relações tradicionais (homem/mulher) já não são mais determinantes. Além disso, a disciplina visa discutir e apresentar aos alunos a importância de um lar saudável, respeitoso e solidário. Nela, os alunos deverão compreender o papel de cada elemento familiar, sua importância no processo.
Disciplina 2: Comportamento e relações interpessoais
Frente aos desafios do novo milênio, as relações entre os indivíduos têm se fundado no princípio utilitarista, ou seja, tendo o outro como meio, e não como fim em si mesmo. Logo, a disciplina visa apresentar temas pertinentes à importância de uma relação baseada no outro, na corresponsabilidade, na solidariedade e no respeito. As relações interpessoais objetivam ainda discutir a importância do comportamento do indivíduo na sociedade, ou seja, sua postura nos ambientes sociais, o respeito às regras, leis e normas que o cercam