Ed. Física, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Os nervos cranianos são 12 pares simétricos e numerados com algarismos romanos progressivos de acordo com suas origens aparentes, em sentido rostro-caudal, conduzem impulsos entre estruturas não nervosas e o encéfalo.
Entre os 12 nervos cranianos, encontram-se os elementos funcionais dos nervos espinhais, fibras aferentes somáticas gerais distribuídas para a pele ou para outras estruturas somáticas e para as vísceras, respectivamente, e fibras motoras somáticas e motoras viscerais gerais distribuídas, para o músculo voluntário e para os músculos lisos ou glândulas por intermédio dos gânglios autônomos.
Depreende-se do texto acima alguns aspectos relativos aos nervos cranianos. Ainda no que diz respeito a esse assunto, pergunta-se: Um paciente é incapaz de sentir o gosto de um torrão de açúcar colocado na parte anterior da língua. Que nervo craniano provavelmente tem uma lesão? Analise as alternativas abaixo e, identifique qual delas está correta para o caso relatado.

Escolha uma:

a. Glossofaríngeo.
b. Hipoglosso.
c. Vago. d. Facial.
e. Divisão maxilar do nervo trigêmeo.

Soluções para a tarefa

Respondido por goncales09ox62nz
14
LETRA C - FACIAL - A gustação dos 2/3 anteriores da língua é de responsabilidade do nervo facial, enquanto a gustação do 1/3 posterior da língua é feita pelo nervo glossofaríngeo. O nervo vago é responsável pela gustação da epiglote, o nervo hipoglosso inerva os músculos intrínsecos e extrínsecos da língua (movimentação) e a divisão maxilar do nervo trigêmeo é   responsável pela sensibilidade geral dos 2/3 anteriores da língua (dor, temperatura, tato e pressão).
Respondido por andrebraz792
4

Resposta:

LETRA C - FACIAL - A gustação dos 2/3 anteriores da língua é de responsabilidade do nervo facial, enquanto a gustação do 1/3 posterior da língua é feita pelo nervo glossofaríngeo. O nervo vago é responsável pela gustação da epiglote, o nervo hipoglosso inerva os músculos intrínsecos e extrínsecos da língua (movimentação) e a divisão maxilar do nervo trigêmeo é   responsável pela sensibilidade geral dos 2/3 anteriores da língua (dor, temperatura, tato e pressão).

Explicação:

Perguntas interessantes