Os negros, que chegaram no Brasil ainda no período colonial, foram impedidos de receber educação formal, mas foram “educados” de outras formas, sempre coercitivas e violentas. A submissão do homem livre para a condição de escravizado passava pela inculcação de sua nova condição e perda de sua própria identidade. A esse respeito, analise cada uma das descrições a seguir: I. Isso se dava por diversas formas: pela sua catequização, ainda que distinta do índio; pela coerção violenta ao trabalho forçado; e tipificação de crimes cometidos pelos escravizados. II. Esses elementos compunham uma espécie de “pedagogia da escravização”, pela “necessidade” de naturalizar o processo de opressão/submissão e da desigualdade. III. A população escrava recebia exatamente a mesma educação que os índios receberam quando os portugueses chegaram ao Brasil. IV. Os negros escravos se diferenciavam dos índios nos tipos de trabalho que cada um desenvolvia nas fazendas. Por isso, cada um recebia uma educação diferente. Assinale a alternativa CORRETA que apresentas quais afirmações são verdadeiras: Escolha uma: a. III e IV, apenas. b. I e II, apenas. c. II e III, apenas. d. II e IV, apenas. e. I, II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
47
Resposta:
b. I e II
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Respondido por
26
Resposta:
I e II
Explicação:
I. Isso se dava por diversas formas: pela sua catequização, ainda que distinta do índio; pela coerção violenta ao trabalho forçado; e tipificação de crimes cometidos pelos escravizados.
II. Esses elementos compunham uma espécie de "pedagogia da escravização", pela "necessidade" de naturalizar o processo de opressão/submissão e da desigualdade.
Perguntas interessantes