Os negros africanos foram trazidos para o Brasil e toda a América como escravos durante quase quatro séculos. Sua cultura, suas crenças e suas religiões persistiram e também foram integradas à cultura nacional brasileira. Uma vez que os hábitos e saberes culturais dos escravizados eram proibidos de serem manifestados, CITE e EXPLIQUE o termo adequado para a forma utilizada por eles para a manutenção e a integração religiosa de suas crenças e manifestações culturais com a cultura eurocêntrica presente nas Américas colonizadas. * me ajuda estou em prova pfvrrrrr
Soluções para a tarefa
Resposta:
SINCRETISMO
Explicação:
O sincretismo se caracteriza pela união de elementos culturais, religiosos e ideológicos distintos que formarão uma nova cultura, religião ou sociedade.
O sincretismo religioso consiste na presença de um ritual, ideia, organização, símbolos ou objetos artísticos originários de uma religião e que são incorporadas à outra.
As características da colonização portuguesa deram origem ao sincretismo religioso brasileiro.
Um dos objetivos das grandes navegações era cristianizar os povos que fossem encontrados nos novos territórios. Desta maneira, os indígenas foram os primeiros a serem catequizados.
A fim de explicar-lhes a doutrina cristã, os padres jesuítas utilizavam elementos culturais indígenas. Isto deu origem, por exemplo, a lendas inventadas pelos religiosos que foram incorporadas ao repertório indígena, como a do Aó-aó.
Os negros africanos escravizados passaram pelo mesmo processo, que deram origem ao candomblé, religião afro-brasileira. Ao chegar na colônia reviveram seus rituais, símbolos e festas que faziam na África, porém adaptando-as à realidade da América. Um exemplo seriam as oferendas aos orixás que passaram a incorporar alimentos locais.
Além disso, intimidados pelos castigos, muitas pessoas escravizadas abraçavam a religião católica aparentemente, mas mantinham o culto a seus orixás. Assim começou a identificação entre os santos católicos e orixás, as procissões do padroeiro com as festas para suas divindades, entre outras práticas.
Baiana diante da igreja do Senhor do Bonfim durante a lavagem das esadarias
A Lavagem da escadaria do Senhor do Bonfim, em Salvador/BA, é uma festa sincrética no Brasil
Não foi somente as religiões africanas que foram sincretizadas. Atualmente, observamos que existe sincretismo religioso entre as igrejas neopentecostais brasileiras, o catolicismo e as religiões afro-brasileiras.