Os nazistas desejavam as riquezas naturais do território soviético, sobretudo matérias-primas para a indústria. Qual o objetivo declarado da campanha alemã contra a URSS?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No dia 23 de agosto de 1939, uma semana e meia antes de a Segunda Guerra começar – isto é, antes de a Alemanha invadir o território polonês (fato ocorrido em 1º de setembro de 1939) –, Adolf Hitler e Josef Stalin (líder máximo da URSS) fizeram um pacto de não agressão para garantir que a ação militar dos nazistas na Europa Ocidental não sofresse interferência do exército soviético. Em troca, a URSS teria influência estratégica na região dos Bálcãs e ficaria com a posse de uma parte do território polonês. urante os dois primeiros anos da guerra, o principal inimigo da Alemanha, isto é, aquele que lhe oferecia maior resistência, era o Império Britânico. A Grã-Bretanha ainda possuía o maior poderio naval da época e Hitler sabia que, mesmo dominando os países da Europa Ocidental, não poderia conduzir o III Reich (Terceiro Império, entendido por Hitler como uma sucessão dos dois grandes impérios germânicos que haviam existido na Europa) para além do Oceano Atlântico. A única saída momentânea para o fortalecimento do III Reich era mobilizar a guerra para o leste para dar início à expropriação (tirar posse) das terras férteis do leste europeu. Para tanto, era necessário dominar a União Soviética. a Alemanha precisou romper com a URSS por dois motivos principais:
1) a estratégia de formar uma gigantesca colônia agrícola no leste europeu, sobretudo na região dos Bálcãs – colônia essa que, em um primeiro momento, serviria para alimentar as tropas do Exército alemão –; e
2) não desagradar um de seus mais novos aliados, o Império Japonês.