História, perguntado por mariliacecilio, 1 ano atrás

(...) Os navios estavam superlotados, daí resultando falta de comida e água;a troca de roupa foi improvisada com cobertas e lençóis fornecidos pela marinha inglesa; para complementar, o ataque dos piolhos obrigou as mulheres a raspar o cabelo. Mas esses aspectos novelescos não podem ocultar o fato de que, a partir da vinda da família real para o Brasil ocorreu uma reviravolta nas relações entre a Metrópole e a Colônia (...) Fausto, 1995, p. 121.
O final do fragmento do texto acima, se refere a:
a) O imediato decreto de independência do Brasil, deixando a colônia politicamente emancipada, com relação ai império napoleônico e á coroa portuguesa logo que o príncipe regente, D. João VI chega no Rio de Janeiro.
b) A fuga da família real portuguesa para o Brasil, após a invasão de Napoleão na capital lusitana, pressionando D. João VI ao rompimento do bloqueio continental e poupando a elite do massacre iniciado pelo imperador francës nas terras lusitanas.
c) Influência inglesa no Brasil, a partir da chegada da corte portuguesa, al~em do fim do pacto colonial, já que as negociações passaram a ser tratadas diretamente com os outros fornecedores estrangeiros, sem a intervenção direta da metrópole portuguesa.
d) Proclamação da Independência com a chegada da Família Real ao Brasíl e nomeação de D. Pedro como imperador do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por humanoid483
12
Alternativa B, se relaciona a fuga da família real para o Brasil, o imperador e sua corte estavam sob forte pressão francesa e britânica, restando-lhes apenas como opção a fuga.

(:

mariliacecilio: fico em dúvida entre a b e a d
humanoid483: A D não pode ser, porque a Inglaterra não influenciou no processo de independência do Brasil, que aliás não aconteceu logo que a família real chegou aqui ^^
Perguntas interessantes