Os nativos da África sofreram e tiveram sua vida alterada pela ação das políticas imperialistas. Como isso aconteceu? Que mudanças ocorreram?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Entre os séculos XV e XVII, as grandes navegações europeias, no caso, Portugal e Espanha, dominaram o continente africano em um período que ficou conhecido como Colonialismo. Com o passar do tempo, mais países começaram a explorar a África e aos poucos, a partir do século XIX, o modelo colonial começa a se extinguir e dar espaço ao modelo conhecido como imperialista.
Essa mudança ocorreu porque conforme os países europeus se desenvolviam e entravam na era da Revolução Industrial, cada vez mais se faziam necessárias a procura por matéria-prima e por mercados consumidores para sanar o tipo de economia que tomava forma.
Por isso, a estrutura colonial que ainda existia, que basicamente se resumia ao mercado negreiro, começou a ruir e, com esse declínio do modelo econômico vigente até então, novas possibilidades surgiram e assim a Europa decidiu aproveitar ainda mais do território africano.
Foi então que os países europeus decidiram sair da exploração costeira e invadir o interior do continente, fazendo uma divisão de terras entre si e usufruindo das riquezas naturais do país. É a partir do século XIX que se inicia o período do Imperialismo na África.