História, perguntado por ludanza, 1 ano atrás

os movimentos sociais são reconhecidamente importantes agentes na luta pelos direitos dos grupos vulneráveis .Quais outros agentes também lutam pela causa desse grupo

Soluções para a tarefa

Respondido por TesrX
4
Olá.

No gabarito, marque I, II, III e IV. 

Vamos dissertar um pouco o porquê de serem ambas as alternativas:
I - Associações de bairro tem como "luta" os interesses daqueles que residem em determinado bairro e que não fala por si.

II - Partidos políticos são grupos de pessoas que vão praticar política e buscar comandar e gerenciar um município, estado ou nação. O governo petista foi responsável pela criação da "Bolsa família", que, por mais que não fossem dadas grandes quantidades de dinheiro a população mais pobre, conseguiu tirar uma grande maioria da miséria extrema (ao ponto de não ter nada nada para comer, por exemplo). Os partidos de esquerda, principalmente, desde a denominação de "esquerda" (revolução francesa, os Jacobinos), luta pelos grupos excluídos e/ou "mais fracos". 
O que foi citado como exemplo não é regra, logo, não podemos afirmar que todo e qualquer partido político luta pelos ideais dos "grupos vulneráveis".

III - Movimento estudantil é um modo de manifestação por parte dos estudantes. Esses podem buscar qualquer motivo para se manisfestar de algum forma. Um recente exemplo disso, foram os movimentos contra a PEC 241 (que se tornou PEC 55 no senado), onde estudantes tomaram escolas como meio de manifestar a insatisfação por parte do grupo.

IV - Comunidades religiosas se referem a grupos religiosos dentro de uma comunidade. Alguma comunidade pode lutar pelo interesse de seu grupo, mas não são todas, pois uma "comunidade religiosa" tem como razão prima buscar o culto de seu(s) deus(es).

Tendo isso em mente, podemos afirmar que I e III são respostas fixas, enquanto II e IV pode acontecer, mas não é sempre. Em resposta a um gabarito, deve ser escolhida uma opção que contenha todas as alternativas citadas.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Bons estudos.
Perguntas interessantes