Os movimentos separatistas - regionais, religiosos e étnico-nacionais - são marcas que reordenam os territórios pertencentes a diversas sociedades mundiais. Em alguns países, grupos étnico-nacionais diferentes convivem tranquilamente, enquanto que, em outros, há sérios conflitos e movimentos sociais que acabam redefinindo os territórios. Um exemplo é a África do Sul, que, ao longo dos anos de 1980 e de 1990, com a questão do Apartheid, teve vários conceitos associados a essa barreira ideológica.
Nesse sentido, associe cada termo citado na 1ª coluna ao respectivo significado descrito na 2ª coluna: (1) Muro Anti-imigração
(2) Comunidade
(3) Identidade étnico-cultural
(4) Etnia
(5) Sociedade
( ) É contrário(a) ao espírito de cooperação, contraponto da relação bilateral em seu conjunto, e prevalece para garantir a segurança na fronteira, gerando um clima de tensão entre as comunidades fronteiriças.
( ) Está associado(a) a determinadas formas de organização social que surgem e se desenvolvem através da experiência de grupos humanos identificados por crenças, normas, idiomas e técnicas, aprovadas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
( ) É constituído(a) por comunidades diferenciadas pela cor da pele, por uma cultura específica e pela origem em uma dada população nacional. A sequência correta é:
a) 1, 3, 4
b) 1, 2, 3
c) 2, 3, 5
d) 1, 2, 4
me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
A resposta correta é a afirmação da letra “a”.
Explicação:
O muro anti-imigração é uma ferramenta de segregação territorial que busca manter uma população estrangeira de fora de um território específico. Uma comunidade é definida como um agrupamento de pessoas que se difere de outros agrupamentos humanos, sendo “visível onde uma comunidade começa e onde ela acaba”. A etnia está relacionada com construções culturais de determinada comunidade de pessoas.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás