Os movimentos ocorridos em 1848, na Europa, tiveram sucesso? Justifique sua resposta. *(preciso disso para agr)
Soluções para a tarefa
Resposta:
O ano de 1848 marcou o continente europeu com movimentos revolucionários que, a partir de Paris, tiveram rápida propagação nos grandes centros urbanos. A consolidação do poder político da burguesia e o surgimento do proletariado industrial enquanto força política foram os reflexos mais importantes daquele ano, que também foi marcado pela publicação do "Manifesto Comunista" de Marx e Engels.
Em 1830, com a chegada ao poder de Luís Filipe de Orleans, conhecido como "o rei burguês", os financistas viam-se representados, uma vez que o próprio monarca era oriundo daquelas fileiras. No entanto, diversos eram os grupos de oposição que, organizados em partidos, nutriam o mais vivo interesse em ampliar seu poder políticos.
Explicação:
então podemos dizer que não teve sucesso, me siga pfvr e marca como melhor resposta (;
Resposta:
Na minha opinião sim, pois foi o ano que marcou os europeus com movimentos revolucionários, onde tiveram rápida propagação, também extinguiram os anseios da restauração monárquica ao expulsarem a dinastia Bourbon do poder, ou seja retirando o poder de um só rei governando o estado para se tornar uma republica onde o povo escolhe seu chefe, a industrialização e o crescimento urbano deram novas características ao movimento republicano. Luís Felipe assumiu o trono firmou os avanços liberais, buscou a ampliação do poder fez a separação entre estado e igreja e anulou atos de censura nos meios de comunicação. Foi também um ano marcado pela publicação do "Manifesto Comunista" de Marx e Engels.
Explicação:
"A consolidação do poder político da burguesia e o surgimento do proletariado industrial enquanto força política foram os reflexos mais importantes daquele ano, que também foi marcado pela publicação do "Manifesto Comunista" de Marx e Engels."
"Luís Filipe de Orleans assumiu o governo com o claro intuito de firmar os avanços liberais na Constituição Francesa. Nesse sentido, buscou a ampliação do Poder Legislativo, anulou qualquer ato de censura aos meios de comunicação e realizou a separação entre Igreja e Estado."
"Visando desintegrar o movimento, o rei Luís Filipe e o ministro Guizot resolveram lançar essas reuniões à ilegalidade e não ceder a qualquer reivindicação política. Contudo, a insensibilidade do governo acabou sendo estopim para que um grande movimento popular se formasse em fevereiro de 1848. Naquele mesmo momento, a obra “Manifesto Comunista”, de Marx e Engels, ofereciam um grande aporte ideológico para aquela luta contra a hegemonia burguesa."
“nunca houve uma [revolução] que se tivesse espalhado tão rápida e amplamente, alastrando-se como fogo na palha por sobre fronteiras, países e mesmo oceanos”
Espero ter ajudado!!!
Deus abençoe!