Os movimentos negros insistiram por muito tempo em lutas para que, no mínimo, houvesse a incorporação de histórias e culturas de africanos e afrodescendentes ao ensino no Brasil. Finalmente, as Leis n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e n. 11.645, de 10 de março de 2008, tornaram obrigatórias a história e cultura africanas no ensino básico, sendo uma importante conquista dos movimentos sociais negros.
O conteúdo da lei diz que "nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena" (BRASIL, 2003). Devemos ressaltamos que em muitos casos, no Brasil, a cultura afrodescendente é pensada como uma cultura popular, que, por sua vez, está sempre organizada nos materiais didáticos, nos processos de ensino e aprendizagem etc., em contraposição ao erudito e normativo. Uma visão estanque e reducionista, que já de antemão desconsidera o componente afro como intrínseco à nossa cultura.
Sobre esse assunto, está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. O samba foi a única influência negra na cultura musical brasileira. Maracatu, Congada, Cavalhada e Moçambique têm pouca ou nenhuma relação com a cultura afro brasileira.
b. A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa.
c. Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações políticas lineares do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil Colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao país, em sua maior parte, trazida pela escravidão africana na época do tráfico transatlântico de escravos.
d. O principal o obstáculo a aplicação das leis é a falta de hábito em contemplar os afrodescendentes com a sua história e cultura, atribuindo e assumindo a importância devida. Quando o assunto não é discutido, o silêncio sobre esta história e cultura se acrescentaram preconceitos e discriminações já existentes, perdurando a ausência desses conhecimentos.
e. No início do século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos não eram proibidos, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade. Eram vistas como retrato de uma cultura avançada.
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Resposta:
d. O principal o obstáculo a aplicação das leis é a falta de hábito em contemplar os afrodescendentes com a sua história e cultura, atribuindo e assumindo a importância devida. Quando o assunto não é discutido, o silêncio sobre esta história e cultura se acrescentaram preconceitos e discriminações já existentes, perdurando a ausência desses conhecimentos.
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