Os movimentos extremistas que surgiram na Europa, no século XX, pautaram-se pelo ideal de pureza e superioridade cultural de um grupo étnico. Entre eles, o nazismo é o mais lembrado em virtude do enorme impacto das atrocidades associadas a ele. Se os planos do regime nazista fossem concretizados e o extermínio da população judaica fosse uma realidade, todo e qualquer traço da cultura judaica estaria também exterminado. A afirmação anterior está:
a) correta, já que nenhuma cultura permanece sem um povo para mantê-la.
b) correta, uma vez que o extermínio da população judaica estava ligado ao expurgo dos traços culturais que cultivavam.
c)errada, já que era impossível exterminar todos os judeus que existiam no território alemão.
d) errada, pois sempre existirão traços remanescentes de uma cultura embebida em outra em razão do processo de troca e assimilação cultural.
Soluções para a tarefa
Respondido por
443
Opa! Com toda tranquilidade, a alternativa correta é a D. De fato, uma cultura nunca morre; por mais que seja extinto, um povo sempre deixa suas marcas, assimiladas por outras culturas. Como a nossa cultura brasileira, por exemplo, que assimilou a africana, a portuguesa, a indígena, parte da cultura alemã (em algumas colônias alemãs no Brasil), parte da cultura italiana etc.
Respondido por
229
A alternativa D está correta.
- A cultura é dinâmica e jamais estática, logo, ela não morre.
A cultura pode ser entendida como o conjunto de crenças, valores, linguagens, reproduções artísticas e formas de comunicação entre os indivíduos das diversas sociedades.
Muitas escolas falam sobre a natureza do homem, porém, é interessante observar que a cultura, bem como o acúmulo de experiências do indivíduo assim como o espaço o qual ele habita e as pessoas que ele se relaciona, podem de fato modificar sua natureza.
Perguntas interessantes