Os movimentos e reflexos no estágio impulsivo são simples descargas de energia muscular. O bebê apresenta movimentos descoordenados, sem significado e intenção. Todavia, poucas horas após o nascimento, o bebê pode demonstrar equilíbrio e força. Sendo um profissional bem qualificado da área de educação, como você identificaria os primeiros movimentos do recém-nascido? Relacione três situações em que podemos observar se a criança apresenta movimentos adequados ao estágio correspondente.
Soluções para a tarefa
Podemos citar: a graduabilidade do reflexo, o entendimento sobre as partes do corpo do bebê e a decodificação das coisas ao seu redor. Estagio marcado a partir dos 4 meses.
Através da teoria do desenvolvimento, Wallon buscou entender como a criança interage no processo de experiência.
Vale notar que cada um dos estágios que a criança passa corresponde ao desenvolvimento de uma fase da criança, onde a educação e a socialização devem ser realizadas de maneira equilibrada para que o acesso seja realizado.
Resposta:
Explicação:
Observação da sucção do seio materno: o profissional poderá observar ou simplesmente questionar a mãe se a criança conseguiu
abocanhar o seio e realizar a sucção corretamente.
Oferecer o dedo indicador para observar se a criança o agarra: ao tocar o dedo ou qualquer outro objeto possível de ser agarrado a criança irá segurá-lo involuntariamente e apertá-lo com força.
Segurar a criança de pé pelo tórax: a criança é capaz de movimentar as pernas empurrando a superfície abaixo dos seus pés como se
desse passinhos, realizando uma marcha primitiva e involuntária.