Os movimentos de resistência dos africanos no Brasil através dos quilombos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alguns quilombos de destaque na história do Brasil foram o Quilombo dos Palmares, Quilombo do Jabaquara, Quilombo Buraco do Tatu, Quilombo do Leblon. O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo da história da resistência à escravidão no Brasil e chegou a contar com 20 mil habitantes.
Os quilombos, de maneira geral, funcionavam como válvula de escape para a intensa violência da escravidão nas senzalas. Além disso, eram considerados pontos centrais de oposição ao modelo escravagista, os quais resistiram a diversos confrontos com aqueles que se afirmavam superiores, os senhores de engenho.
Quilombos
O grande símbolo da resistência dos escravos africanos no Brasil foram os quilombos. A palavra quilombo, no dialeto quimbundo (falado pelos povos bantos), era utilizada para se referir a um acampamento militarizado. Esse tipo de estrutura surgiu no Brasil em meados do século XVI e ficou conhecido depois do surgimento do Quilombo dos Palmares.
A origem em comum dos remanescentes de quilombos é a ancestralidade africana de negros escravizados que fugiram da crueldade da escravidão e refugiaram-se nas matas. Com o passar do tempo, vários desses fugitivos aglomeravam-se em determinados locais, formando tribos.
O historiador Flávio dos Santos Gomes afirma que o primeiro registro sobre quilombo no Brasil remonta a 1575, um quilombo surgido na Bahia|1|. Os quilombos, basicamente, eram locais que agrupavam os escravos fugidos de determinada região e um traço importante deles é que eles mantinham contatos comerciais com outros quilombos, com povos indígenas e mesmo com colonos portugueses.
Muitos quilombos sobreviviam do que cultivavam e do que retiravam das matas, mas existiam quilombos que organizavam assaltos em estrada e ataques contra engenhos, fazendas e vilas de colonos portugueses. Geralmente, eram construídos em locais de difícil acesso, mas existiam também quilombos construídos nas proximidades de grandes cidades, como o Quilombo do Buraco do Tatu, construído nos arredores de Salvador.
Alguns quilombos famosos foram Quilombo das Vassouras, Quilombo do Jabaquara, Quilombo do Leblon, Quilombo do Buraco do Tatu, mas o mais conhecido foi mesmo o Quilombo dos Palmares. Construído na região do atual estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares chegou a contar com 20 mil habitantes e teve em Zumbi o seu grande líder.
Foi atacado ao longo de todo o século XVII e resistiu até 1694, quando, finalmente, foi destruído pelos portugueses. Seu líder foi morto em uma armadilha, em 1695. Zumbi é considerado, atualmente, um grande nome da resistência dos escravos na história de nosso país.
espero ter ajudado bom dia:)
Espero que tenho ajudado bons estudos