História, perguntado por lidianefontoura6111, 1 ano atrás

Os movimentos das mulheres rurais Durante muito tempo se pensou que seria muito difícil mobilizar as mulheres trabalhadoras, porque se considerava irregular e provisória sua inserção no mercado de trabalho. Também prevalecia a convic­ ção de que elas fossem as principais depositárias e reprodutoras dos valores patriarcais dominantes na sociedade rural brasileira. No entanto, vários estudos, de acadêmicos e de militantes, mostram que tais idéias já não correspondem à realidade. Em primeiro lugar, a participação produtiva dessas mulheres é massiva e marcada por uma longa jornada de trabalho mal remunerado. Em segundo lugar, suas mobilizações já têm ganho visibilidade, através de manifestações, protestos e abaixo-assinados que reclamam o respeito à legislação, o acesso à previdência social e também o direito de participar ativamente de seus sindicatos. [...] As mulheres têm contribuído para que algumas transformações importantes possam ser postas em prática: a politização do cotidiano doméstico; o fim do isolamento das mulheres no seio da família; a abertura de caminho para que se considere importante a reflexão coletiva; a definitiva integração das mulheres nas lutas sociais e seu papel de destaque na própria cultura sindical.1- Qual foi a contribuição dos movimentos das 9 m ulheres trabalhadoras rurais na luta por mudanças para todas as m ulheres?2. Ao expor que antes se acreditava que seria difícil mobilizar as mulheres em razão da baixa participação delas no mercado de trabalho, a autora demonstra as idéias referentes a elas. Que mentalidade é essa? Como a m ulher é vista? Quais são as mudanças e permanências hoje, em relação a essa mentalidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
5
Olá,

1) Foi fundamental para que ambas lutassem para a igualdade de salário, colocação e acesso igual as vagas no mercado e desmitificar a entrada da mulher no mercado de trabalho como temporária.

2) Antes achava-se que a mulher não conseguiria se manter no mercado de trabalho, devido ao fato de ser a responsável por criar a família e cuidar do lar. Acreditava-se que a inserção das mulheres no mercado de trabalho era devido a necessidade da época, mas que logo voltariam ao lar. Essa visão ressalta valores baseados em uma sociedade patriarcal, que considerava os homens únicos mantedores do lar, mais desenvolvidos, enquanto a mulher cuidava do marido e tarefas domésticas, pois não teria a mesma "capacidade" que o homem, tanto que possuíam uma remuneração média menor.

Infelizmente hoje em dia, apesar de tantas conquistas, como inclusão na legislação trabalhista, ainda existem estes tipos de barreiras, formadas pelo preconceito. Cabe as organizações ter políticas de tratamento igualitários, aos homens o respeito necessário a qualquer companheiro de trabalho e as mulheres não desistirem de buscarem seus ideais.
Perguntas interessantes