ENEM, perguntado por Foguerabawty395, 6 meses atrás

Os movimentos da capoeira são inspirados na "Mãe Natureza" e teriam surgido através da observação das brigas e das movimentações dos animais. Atualmente, a capoeira se caracteriza como prática corporal devido à realização de alguns gestos técnicos presentes nos movimentos da mesma. Tais gestos foram sofrendo alterações ao longo da história, sendo hoje um dos elementos distintivos entre os praticantes de capoeira, por exemplo, é possível diferenciar um praticante Angoleiro de um Capoeira regional através de seus gestos técnicos. E mesmo que a nomenclatura desses gestos seja diversificada, há uma organização pedagógica importante. Assim, tais gestos podem ser apresentados em quatro classificações principais: Gestos de ginga, Gestos ofensivos, Gestos Defensivos e Gestos de floreio. LIMA, Reginaldo Calado de. Capoeira. Maringá: Unicesumar, 2019. Neste sentido, com base no livro texto da disciplina de Capoeira, analise e responda as questões abaixo: A) Aponte os 3 Gestos de Ginga, os 8 Gestos Ofensivos, os 6 Gestos Defensivos e os 4 Gestos de Floreios. B) Descreva a Meia-Lua de Frente; Meia-lua de Compasso; Cocorinha; Parada de Mãos; Parada de Cabeça. Obs. : Lembre-se de responder a questão A e B neste mesmo espaço disponibilizado, de uma só vez.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaela9212
35

Resposta:

A) Os movimentos da capoeira, considerados Gesto de Ginga são:

deslocamento, bases neutras e balanços.

8 Gestos Ofensivos - Utilizados atacar o oponente

Armada, martelo, cocorinha, cabeçada, negativa, rabo de arraia, rasteira e queixada

6 Gestos Defensivos; Servem para defender de golpes

Pêndulo, esquivas frontais, laterais e traseira, negativas e cocorinha.

4 Gestos de Floreios: Movimentos que provocam o oponente

Macaco, estrela, parada de mão e invertida.

B) Meia lua de frente: é quando o lutador golpeia o adversário utilizando as canelas através de um giro rápido frontal

O mesmo golpe pode ser utilizado através de um giro em sentido contrário, servindo como um ataque surpresa veloz.

Meia-lua de Compasso: é um golpe de capoeira no qual é usado o calcanhar para se acertar o adversário, girando-se com uma das mãos no chão, colocando-as para parte de dentro da ginga. Usando-o corretamente e bem aplicado, esse golpe pode ser fatal.

Como esse movimento funciona- ele funciona quando se ginga duas vezes e coloca uma das mãos no chão e a perna contrária é jogada para trás a onde o calcanhar acerta o adversário.

Cocorinha: É uma esquiva de capoeira na qual agacha-se o corpo, sem pender para trás, ficando de cócoras. Enquanto uma das mãos toca o solo lateralmente ajudando a apoiar o corpo, a outra é flexionada protegendo a face.

Parada de  mãos: fique de pé com as pernas levemente espaçadas. Para a posição inicial, alinhe os pés, os joelhos, o tronco e a cabeça completamente. Mantenha os braços nas laterais do corpo.

Algumas pessoas preferem começar com os braços para cima.  

Leve a perna dominante para a frente. Dê uma leve estocada com o corpo, levando a perna dominante para a frente e mantendo a outra perna reta.

Incline o corpo para a frente. Conforme dá a estocada, apoie o corpo sobre a perna, como uma gangorra. Mantenha os braços retos e leve a cabeça na direção do chão. Incline-se fazendo um pouco de força sobre a perna dominante para equilibrar-se sobre ela. Mantenha os braços retos conforme as mãos se aproximam do chão. Visualize o seu corpo como um "T", com a perna de base sendo a parte vertical e a perna dominante e os braços sendo a parte horizontal da letra. Mantenha a posição até que a perna de base levante do chão. Contraia os ombros na direção do pescoço; não deixe que eles caiam para cima e nem dobre os cotovelos para não correr nenhum risco de lesão.  Estique as pernas e o tronco para cima. Todos os Passos acima devem completar um único movimento fluido e rápido: passo para frente, inclinar o corpo, bater no chão com as mãos e erguer as pernas.

Mantenha a cabeça na posição natural dela, como se estivesse de pé. As costas e as pernas devem estar retas, formando uma linha. Não coloque a cabeça para trás nem olhe para baixo, pois você arqueará as costas e se machucará.

Junte as pernas e mantenha-as retas. Ao juntá-las com firmeza, você evitará que o equilíbrio do corpo caia para os lados. Equilibre o peso do corpo nas duas mãos. Mantenha todo o peso entre as palmas e os punhos. Equilibre-se transferindo o peso na direção dos dedos; as chances de você tomar um tombo são maiores se o peso estiver concentrado nos pulsos.

Parada de cabeça: primeiramente alongar principalmente o pescoço, colocar a cabeça no chão e o quadril fica para cima, As mãos afastadas uns 30 centímetros atrás da cabeça, e traga as pernas para frente alinhando com os cotovelos, apoiar os joelhos sobre os cotovelos, aplicando a força do seu corpo nos músculos laterais dos braços, empurrando o chão e levantando os pés do chão. Mantendo o equilíbrio e força uns momentos nessa posição. Após estique as pernas e vá levantando devagar, apoiando-se  e equilibrando seu corpo sobre a cabeça. As pernas ficam para cima esticadas.


vamf: excelente!
Perguntas interessantes