Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade ocidental, com a afirmação do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes. Classifique as sentenças a seguir em V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Matisse, Van Gogh e Picasso expressaram com seus quadros mudanças nas concepções estéticas da pintura.
( ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
( ) o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton.
( ) com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista.
( ) concepções literárias e musicais renovadoras estiveram presentes nas obras de Marcel Proust, James Joyce, Debussy, Paul Éluard, Stravinsky e tantos outros.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – F – V – F – V.
b. F – F – F – F – F.
c. V – V – V – V – V.
d. F – F – V – V – V.
e. V – V – F – F – F.
Soluções para a tarefa
Olá!
Vamos analisar as afirmações uma a uma.
(V) Matisse, Van Gogh e Picasso expressaram com seus quadros mudanças nas concepções estéticas da pintura.
Esta informação está correta. Os três pintores, cada um com seu estilo único, representavam a vanguarda dos movimentos da época. Buscando, asim, um rompimento com os padrões impostos por figurativistas.
(V ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
Esta afirmação está correta. O dadaísmo, com sua aleatoriedade, era uma forma de protesto contra guerras, os valores da sociedade burguesa, o nacionalismo, entre outros. Possuia um forte caráter anti-racionalista.
(V ) o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton.
Esta afirmação também está correta. O movimento surrealista se caracteriza pelos devaneios e ausência de lógica da mente humana. Ambos os artistas mencionados foram grandes nome do movimento.
(V ) com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista.
Esta afirmação é verdadeira. A vanguarda deste período focava-se muito na arte como uma forma de protesto, contra as verdades vigentes e as limitações artísticas impostas pelas escolas tradicionalistas. Eles queriam explorar temas que causavam inquietações e levantavam questões a respeito do mundo. A arte precisava dialogar (ou romper) com o todo.
(V) concepções literárias e musicais renovadoras estiveram presentes nas obras de Marcel Proust, James Joyce, Debussy, Paul Éluard, Stravinsky e tantos outros.
Esta afirmação também está correta. Todos estes nomes representam grandes inovações literárias (Marcel Proust, James Joyce, Paul Éluard) e musicais (Debussy, Stravinsky).
Logo, a alternativa correta é:
c. V – V – V – V – V.
O modernismo e as vanguardas artísticas foram essenciais para as mudanças sociais que ocorreram entre os séculos XIX e XX. Assim, a resposta que melhor se encaixa é a LETRA C.
O Movimento Dadá foi criado para romper com a arte erudita e clássica e traz uma arte que beira ao irracional.
O Dadaísmo surgiu no século XX, na Europa, sendo o seu lema: "a destruição também é criação". Este lema retrata que o dadaísmo rompe para criar algo magnífico.
O dadaísmo se apropriou dos marcos surrealistas e manifestou uma arte de ruptura, de inovação e de criatividade.
O costume do dadá é criar obras sem sentido racional. Alguns artistas se apropriavam de objetos non sense para expor em museus e dar um sentido ao que não tem sentido artístico.
Muito se questionava se a arte dadá é arte de fato, pois foi um escândalo para os adeptos à arte erudita terem que aceitar que algo irracional fosse arte. Contudo, o dadá possibilita que a arte seja democrática e vivida de modo íntimo e pessoal.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/25559776
O movimento Surrealista surgiu no século XX, tendo um cenário vanguardista nas artes, no cinema, na literatura, na filosofia e etc.
Iniciou com a literatura de André Breton, que propunha cunhar uma estética antirracional, cuja compressão se dava através do inconsciente e dos sonhos. Para ele, não havia distinção entre sonho e realidade, ou seja, Breton desconsiderava o dualismo estético.
A partir disso, corpo e mente são um só e representam a totalidade das coisas. Há, ainda, uma estrutura experimental e liberdade de criação. Explora-se o acaso e a espontaneidade e a técnica de colagem.
São representantes do Surrealismo: Salvador Dalí, Frida Khalo, Max Ernst e René Magritte.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/15214759